quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

szybko!

ok, muitas coisas andam acontecendo, esses dias tem passado voando e eu ando querendo ter algumas horinhas extras so pro meu soninho. MAS, como diriam Kennan e Kel... VAMO NESSA!
na sexta feira, pensei que so iria pra academia depois da escola com a Klaudia Fejgin, e conheceria a mae dela, mas acabamos que almocamos juntas e ficamos a tarde inteira la.. fizemos uma aula de zumba muito doida, dancei salsa, hip hop.. umas coisa muito duente e o professor parecia uma perereca pulando e mexendo os peitos.. afs. e depois, fui correndo ainda pro cinema que a Justyna me convidou pra ir no Złoty. cheguei meio atrasada, mas ainda assistimos Turista. Foi ate bacana, mas eu tava o po da gaita e nem sei se prestei atencao direito.. o bacana foi comer laranja e mexirica que a Asia trouxe.. haha
ah, na semana passada, apos saber tudo o que ia acontecer e confirmar, fiquei esperando e me preparando pra quando a Ammie viesse. Fomos no sabado de manha busca-la no aeroporto de Varsovia. Dessa vez o tatuszo nao foi porque tinha trabalhado muito e precisava dormir. Um outro motivo tambem e porque nao tinha mais espaco no carro (5 pessoas +1... HA!) entao, eu fui com a mamusza e com as criancas. chegando no aeroporto, a gente comprou sorvete (ai, amei sorvete de krówka!) e ela tomou o cafezinho dela. Entao, fomos esperar pela Ammie na saida das aterrissagens. ficamos 40 minutos la e nada de Ammie, a gente segurando a plaquinha com o Welcome Ammie Spencer e nada de Ammie. Acabou que ela apareceu de um lugar que a gente nao esperava, reconhecemos por causa do terno verde (da Australia) e aconteceu o mesmo que comigo com ela... perderam a mala! to nic, logo viemos pra casa. a coitada dormiu 1h durante o voo de 28h e estava o po da gaita, mas ainda conversamos um pouco e ela foi dormir. nesse dia, tive que me preparar para a studniówka da minha sala, que o nosso conselheiro comprou as entradas.. entao, fiz hidratacao no cabelo, arrumei tudo certinho e fui pra festa. tipo, a festa nao foi nada demais.. eles tem uma tradicao de dancar o Polones e e super bonito de ver. tem pessoas que so vao para assistir a danca, a gente pegou um pouco porque chegou atrasado. eles dancam e meio que ajoelham dancando... e engracado mas e legal que tem a tradicao. o ruim foi depois, que nao conseguiamos entrar. sorte que a Justyna tava la e nos ajudou. ficamos esperando tambem pela mesa para o jantar, que demorou maior tempao. mas, no fim, foi bacana.. vemos os nossos professores dancando muito ridiculamente, ouvimos musicas antigas pra caramba.. e tambem teve os filmes que cada sala fez de fim de ano, apresentando a sua turma. e uma boa ideia pra fazer nas formaturas ao inves de so videos com fotos e musicas tristes. nao que seja chato, mas foi bacana ver a criatividade do povo: imitaram professores e tambem o mario e o luigi.. haha
eu dormi na casa da Nayra e no domingo eu combinei de ir almocar na casa da Justyna pra conhecer a familia dela (a minha proxima familia). acordei e a Margareth quis me servir cafe da manha (com o pao com 70 kg de manteiga e uma fatia de presunto estranho), mas o cafe com leite foi suficiente.. obrigada... :P
eu fui pra casa da Justyna com a Asia (Joanna, intercambiaria que foi pro Brasil) e foi maior rolo, porque meu celular estava acabando a bateria. Mas, conseguimos chegar la e eu me encantei com a casa. eles tem um cachorrao enorme, branco, acho que chama Boddy e uma gatinha. As portas sao coloridas e a casa e bem simpatica. a familia me levou pra almocar em um restaurante de comida polonesa apos conversarem sobre a festa da noite (a familia dela tambem foi e eu os cumprimentei rapidamente). Eles disseram que geralmente preferem comida italiana, por exemplo, mas nem liguei, comi um frango muito bom com batatas e verduras depois de uma mega sopa.. haha
a gente conversou em polones o tempo todo e me senti feliz porque sempre falo em ingles com a Justyna e ela tava me dando todo o apoio pra falar em Polones. entendi praticamente tudo e fiquei super feliz. haha, o engracado foi imaginar as outras intercambiarias no meu lugar, porque o irmao dela e super bonito e elas vivem falando dele. realmente, ele e bonito. mas nao conversou muito durante a noite. :/
a gente voltou pra comer sobremesa na casa dela. ai, eu ela e a Asia ficamos conversando sobre intercambio e rindo, itd. o ruim e que eu perdi a hora e esqueci de avisar os meus pais. voltei pra casa mais tarde e eles estavam preocupados. me ligaram umas 10 vezes e nao sabiam o que fazer, mas o celular estava sem bateria e eu havia desligado pra ligar pra eles do WKD. era imieniny da Małgorzata, mae da Zuzia, e estava tendo festa la. entao, quem foi me buscar foi o Rafał no carro dele (ta se achaaando, mas ele e muito legal), a Ammie e o Marcin.
o legal e que eu cheguei la e os "velhos" estavam todos sentados na mesa conversando e eu fui la falar com eles antes de subir pra falar com os "jovens" e acabei tendo um tempo muito bacana, porque so falamos em polones e eles ficaram surpresos de me ver entendendo e falando um pouco.. eu sinceramente me senti muito Margas, eles sao muito queridos. o pai do Rafał me abracou, e a gente ria... ai, gostei muito do momento. depois, fui conversar um pouco com a galera e todo mundo com vergonha, SO EU FALEI! eu sou uma tagarela.com
quando a gente voltou pra casa, fizemos uma mini guerrinha de neve e a minha mae derrubou o Kacper no chao.. entao foi muito legal, super familia. ok, confesso que levei bronca quando cheguei em casa, mas a minha alegria tava tao grande, que nao me fez ficar muito triste.
dormi pouco aquela noite e na segunda e terca tivemos que correr atras das documentacoes (legtimacja, karta mieska, bilety, etc) e isso tomou muito o nosso tempo (tambem tomou o nosso tempo a aula de polones, mas tudo bem). a ammie encontrou com a galera em um pub por alguns minutos na terca feira e nada demais..
as vezes eu fiquei meio irritada porque eu fico conversando tanto e ela nao continua muito as conversas. sim, as vezes a gente ri e se diverte muito, mas ainda tem aqueles momentos grilinhos... haha. e ainda nao me acostumei com o jeito lerdo dela de andar (ok, eu so corro em varsovia) e e estranho ve-la comendo com as maos as vezes, mas a gente vai se acostumando e se adaptando, ne? fico feliz que esteja ajudando a minha familia a cuidar dela.
ontem, depois que chegamos o po da gaita da aula de polones, a minha familia decidiu tirar a arvore de natal da casa. como? pela chamine! eles cortaram todos os galhos e foram colocando fogo (ogień, palavra do dia. haha), foi muito engracado e mereceu fotos, e claro! mas eu tava muito cansada e mau humorada.. afs. haha
hoje, saimos da escola e fomos comprar o presente da Karolina de aniversario de 18 anos. encontramos a galera no złoty por um tempo e depois de tentar (e fracassar) remarcar a nossa passagem no aeroporto, eu e a Nayra fomos com a Ammie num restaurante americano (Jeff's) e comemos um super cheeseburguer com muita batata frita e salada. ainda por cima, pedimos um milk shake e porque era happy hour ganhamos um gratis! (YES!) tipo, fiquei cheia antes de terminar, mas tudo bem.. foi muito bom e a gente se divertiu ate (a Ammie tava super divertida e a Nayra de super bom humor) :D
porque hoje foi dia da australia, quando voltamos pra casa a Ammie quis cumprir o combinado dela com os amigos de tirar uma foto na neve de shorts e camiseta da australia fazendo um anjo de neve. foi super engracado, coloquei a camiseta do Brasil e fui tambem, e o meu pai de moletom foi tira foto da gente no friiiiiio.
pra completar o dia, conversei com o meu pai Humberto e ele confirmou a minha viagem pra Londres! eu fiquei muuuuuito feliz, e depois conversei com a minha mae em polones um tanto ate bom.. a gente esta ficando mais proxima eu acho. e ela anda rindo mais, isso me deixa mais segura, nao sei por que. sei la, gosto muito dela.
e o legal tambem e que a Paula foi pra Cassilandia e amei ouvir as noticias dela, do que ela anda fazendo com a minha familia e com a galera. o Portuga, como sempre, tem sido uma graca com ela mostrando a cidade e levando pra um monte de lugar. hoje acho que ela foi pra fazenda...
ah, diz ela que que sou podobna a minha mae e que a maria julia sempre quer brincar com ela. que e uma menina muito alta e tambem esperta. pensa se eu fiquei orgulhosa da minha princesa?
sao tantas emocoes... e janeiro esta acabando...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

jogo do troca

ai, essa semana tem sido meio osso e minha cabeca tem explodido. haha, ok, to viva.
tudo comecou com o encontro com o Rafał semana passada, onde a gente foi discutir sobre a troca de familias. a gente falou sutilmente sobre o que iria acontecer, mas havia ficado certo de que eu continuaria na familia Margas, mas por 2 meses eu iria pra a casa da Justyna, da escola.
ai, na terca feira, no meio da aula de polones, todo mundo recebe uma mensagem no celular falando que trocariamos de familias na quinta feira e que eu seria uma dessas a trocar de familia. eu nao entendi nada, ja que tava tudo combinado. a mudanca seria que eu fosse para Milanówek por um mes e depois fosse pra Justyna e so depois, em abril, voltasse pros Margas. eu fiquei ate que mais ou menos com a ideia, mas as outras meninas nao gostaram. a Nayra e alergica a gato e ela ia ficar aqui, mas ligou pro Rafał e cancelou a ideia. depois ia ser a Agathe, mas ela ligou la de novo e pediu pra trocar. Enquanto isso, a minha familia conversou comigo porque o combinado era eu ficar mais um mes. eles se colocaram a disposicao pra eu morar com a outra pessoa aqui (ja ia ficar 2 intercambiarios na minha casa quando eu voltasse da Justyna) e eu fiquei sem saber o que fazer. eles ficaram perguntando "o que VOCE quer?" e eu nao sabia! sinceramente, pra mim tanto faz. eu amo aqui, mesmo, mas sei la, talvez sair ia ser massa.. mas o ruim e que eu nao conhecia a familia, nao sabia de nada de la, e morava em Milanówek, mais longe que Podkowa. acordar 4 horas da manha todo dia? acho que nao rola.. e tambem teve o problema do computador, porque de onde que eu ia tirar dinheiro pra computador pagando tantas viagens? complicado...
a minha decisao final se baseou no que a mama disse, que durante esse periodo de muito trabalho que eles estao passando (que eu percebi que eles ficaram um pouco mais agitados), eu me dei bem e nao dei trabalho algum. que, se eu ficasse aqui, poderia instruir a pessoa que viria e ai a minha mae nao teria que ensinar tuuuuudo de novo. entao, falei que ia ficar.
beleza, agora repartir o quarto com uma pessoa vai ser meio estranho, mas eu ja ia ter que repartir mesmo, entao vamo ve o que que vira.
detalhe que nesse dia eu levei a minha primeira bronca da familia. eu acabei falando demais ao telefone e o meu pai veio me chamar a atencao. eu ja quis pegar e pagar a conta NA HORA, me senti muito culpada. pedi milhoes de desculpas, me arrependi mesmo, sabe? dei maior mancada, ainda mais nesse periodo de complicacoes que eles estao passando... eu me senti como a Anne of the green gables, queria declamar um poema de morte, enfiar um punhal no meu coracao ou chorar ate a noite acabar. serio, fiquei muito dramatica. lembrei da minha mae falando no video da despedida, no podcast do R.A.D.I. que eu chorava demais quando machucava alguem, e vejo que continuo a mesma. foi muito dificil segurar o choro naquela hora, porque eu ainda estava pensando que ia sair daqui e quando cheguei em casa, a Julia veio me abracar e eu quase desmoronei. nossa, fiquei muito decepcionada comigo :/
beleza, ai na quarta-feira, aniversario da minha mae, decidi voltar mais cedo pra falar com ela. nem fui na academia (apesar de estar precisando, porque minha dieta esta dando certo e eu ja entrei nas calcas que nao entravam) e queria estar falando com ela quando ela recebesse a minha surpresa (gravei um video no youtube e mandei pro portuga. ele editou, colocou a musica do With or without you do U2 e o poema da mulher virtuosa. gravou num DVD e colocou numa caixinha com chocolate e lencinhos, que foi entregue com um mega buque de rosas. ok, tenho o melhor amigo que alguem pode ter na terra e as vezes sou muito estupida de nao reconhecer isso.), e enquanto estava no WKD fiquei sabendo que a Agathe nao viria mais pra minha casa, que seria a Ammie - australiana. Tipo, tava tudo combinado dela ficar na casa dos Falandysz e nos ultimos dias, eles mudam! se fosse eu, ia pirar o cabecao (apesar de preferir os Margas, e claro) mas tudo bem.
ai, cheguei em casa e falei com a minha mae por meia hora mais ou menos porque a internet tava muito ruim. conversei depois com a familia aqui e eles ja estavam sabendo. agora a gente ta na espectativa de como vai ser, ne? ontem eu mandei um recado pra Ammie, sendo super prestativa, escrevi uma biblia explicando pra ela mais ou menos um pouco do rolo que aconteceu, sendo prestativa, me oferecendo pra ajudar em tudo porque eu vou ser a "irma" dela e ela nem me deu moral. mesmo assim, nao quero ficar colocando coisa na cabeca, inventando coisa que nao existe. a gente vai dar um jeito. a minha mae nao para de falar que ela parece ser calma. que coisa, tem que ser calma pra morar comigo? hahaha... sabe que eu sou muito calma, ne? :P
eu me dispus pra minha familia, falei que se fosse preciso, que eu durma no sofa. eles vao ter bem mais trabalho, 4 filhos em casa! agora eu nao quero ser um peso pra eles, espero ajudar no que for possivel, ser uma boa filha aqui. mandei pra Paula um recado no FB, falando que qualquer problema que ela souber, pra me avisar. quero muito que eles nao tenham problemas, sabe, eu me sinto meio que da familia e nao quero ve-los tristes.. :/
hoje fiz brigadeirao pra eles. nao ficou o melhor que eu ja fiz na vida, mas pelo menos queria fazer um agrado. acho que deu certo, porque sem o meu pai a gente conseguiu comer metade so de uma vez! hahaha. a minha mae tem sido uma querida pra mim, sempre sorrindo, sempre positiva. me levou na piscina hoje e tenho tentado ser companheira. to disposta a ajudar...
af, agora eu tenho que me preocupar com sabado porque vai ter a formatura da escola e os intercambiarios vao. vou ter que fazer dia de beleza bem no dia que a australiana vai chegar, nem vou la buscar ela... haha que irma ma!
ai, que monte de familia!
nooooooooh, realizei um sonho hoje.. voltou a nevar e tava tudo branquinho la fora, ne.. parecendo Narnia (li o Leao, o Guarda Roupa e a Feiticeira e to por dentro do assunto), ai fui passear, na spacer, nee.. e desde sabado eu to louca pra tomar sorvete. entao, fui no mercadinho aqui perto de casa, comprei as coisas pro brigadeirao e COMPREI UM MEGA! noooh, no caminho eu me deliciei e matei a saudade e a vontade que tava de tomar sorvete. o bom foi tomar o sorvete com toda aquela neve do meu lado. apesar de estarem apenas 1,5 graus positivos, senti meus dedinhos congelarem.. hahaha muito massa! amei!

domingo, 16 de janeiro de 2011

papa Milloszka!

essa foi a ultima semana da minha amiga Millie, a australiana.
confesso que fiquei mal a semana inteira, triste porque a gente nao a veria, tipo, provavelmente nunca mais. na terca feira, tivemos aula de polones, o que nos fez ficar na escola e sem chances de sair. ja na quarta, a gente foi pra casa da Nayra. combinamos de fazer bolinho de chuva (o preferido da millie - the cynamon things.. haha) e assistir filme (curtindo a vida adoidado). so que a millie tava com o problema das caixas que ela tinha que postar no correio, e acabou que ficou so as brasileiras la, atoa, assistindo guitar man e depois o filme. :/na quinta, a gente foi arrumar o presente da millie. compramos um caderninho na quarta e decoramos com fotos e um cartao postal de capa do mini album. o ruim e que fizemos tudo isso muito corrido (entre o fim das aulas e a aula de polones), so que no meio tempo ainda nos encontramos com a millie la no złoty. la, escrevi na bandeira dela (fiquei chateada porque ela nao ira escrever na minha, bobeei nessa!). e depois, fomos pra aula de polones, que a gente esperava que ela fosse, so que acabou nao indo.
ja na sexta, com o tempo passando a mil, eu e a gathe nos encontramos na escola para dar os retoques finais no presente da millie e depois fomos com o brett para o aeroporto. achei muito bacana que todo mundo estava la. o daniel e a becky tambem se encontraram la para irem juntos com a millie pra australia. todos os intercambiarios de varsovia estavam la, e eu fiquei feliz de ver todas as familias da millie la, eles a acharam tao querida, sempre apoiando-a, sabe? ajudando-a em tudo... muito bonitinho, e isso me fez querer conhecer diferentes familias na Polonia.sabe, a gente passou pouco tempo juntos. nos despedimos, choramos, nos abracamos e rimos.. ate comemos pączki! o problema, que eu achei, foi que poucos ali realmente se importaram com a millie indo. porque eu vi que para poucos ela ia fazer falta, pelo menos a falta que iria fazer pra gente. pra gosia, pra emilka e pras brasileiras eu acho que seria pior. ela realmente fazia parte dos nossos dias, sempre cantando, conversando, rindo, brincando... um amor de amiga!
pra mim, nao parecia que ela estava indo embora, tipo, "pra sempre". pra mim, que amanha eu a veria e nao teria mais problemas, so mais um tchauzinho e boa. so que depois que eu a vi na fila de embarque, o coracao apertou. ver a Nayra chorando foi o estopim pro meu choro. vai saber quando eu vou ver essa amiga novamente. tao querida...
tomara que, seja na Australia, no Brasil, na Polonia ou no Paraiso, a gente se encontre novamente. so sei que a minha amiga vai fazer falta... :/

chora w Polsce :/

Para completar um ano na Polonia, eu tive que ficar doente! Primeiro que o clima comecou a esquentar e ficar mais umido, o que faz os virus de gripe "fazerem a festa" como diz o meu pai.
Aconteceu o feriado de Reis aqui, que foi o imięninne do meu irmao Kacper. a gente passou o dia cozinhando porque ia ter festa a noite e eu fui para a igreja com os meus pais porque me sentia um pouco doente ja, mas queria sair de casa. quando a gente chegou na igreja, o que eu encontro? dois camelos na porta, bodes, cabras, carneiros... tinha meio que um estabulo la e deu impressao que as pessoas fossem para la mais pra tirar foto dos animais do que pra fazer alguma coisa na igreja. a gente ficou la um pouco e eu passei o dia querendo perguntar para os meus pais o sentido da comemoracao desse dia. o ruim e que eles estavam meio agitados por causa da comemoracao do dia e eu so fui perguntar a noite. nesse dia eu fiz torta de limao, todo mundo comeu bem (eles amaram o creminho de leite condensado, creme de leite e limao).. minha mae aqui tambem fez uma torta de suspiro maravilhosa, comi muuuito! haha. o bom e que ela tambem comprou umas castanhas aqui pra gente e uma delas era castanha de caju! ai, que saudade que eu tava de comer isso.. haha (nao que aqui nao tenha, mas nunca compro..)
sei que no final da noite (no final de tudo, de ganhar presentes, brincar com os amiguinhos do meu irmao, conversar em polones com a galera e tudo mais), sentei com meus pais pra conversar um pouco. meu pai tava meio pra la, meio pra ca, mas tava conversando de boa. e ai, eu perguntei pra ele o sentido da data. era uma coisa meio sentido, entendi como se fosse a uma segunda comemoracao do natal. sinceramente, nao sei se o espirito da coisa e pra lembrar de Jesus, mas diz ele que teoricamente deveria ser. tambem descobri porque na porta da minha casa esta escrito, com giz, a sigla "K+M+B 2010". Significa primeira letra dos nomes dos 3 reis magos e o ano em que eles escreveram isso. Segundo o meu pai, isso e pra afastar a morte da casa (supersicao?! imagina. haha) mas diz ele que no novo testamento, algumas pessoas fizeram isso e o anjo da morte nao entrou na casa. Eu achei que ele deveria estar se referindo a epoca de Moises e das pragas e tentei explicar mas a coisa ficou muito confusa (nao tinha explicacao). Logo logo ele ja passou pra outro assunto e tentou meio que deixar claro que eles ainda fazem essas comemoracoes para lembrar de Jesus (bacana, ne.. pelo menos na teoria!)
Sei que no outro dia, estava programado para eu e a millie irmos no cinema, mas ela ficou doente e mesmo assim eu fui pra Varsovia sozinha fazer compras. Foi o paraiso, comprei vestidinhos por 40zl! As lojas estao loucas, serio mesmo. Gastei tudo o dinheiro, mas fiquei satisfeita porque vou poder usar essas roupas no Brasil! Depois, a gente foi na despedida da Millie comer comida mexicana com uma galera. foi super bacana, so que eu fiquei meio excluida porque as brasileiras nao estavam la pra conversar comigo e nao sei o que que acontece com o povo do outro rotary, eles nao sao muito de brasileiros.. haha
ai a gente comeu e procurou um lugar para ir, so que eu ja voltei pra casa porque meu pai ia sair e ele pediu pra que eu voltasse mais cedo. acabou que la no WKD a babcia foi me buscar e a gente ficou um tempo la na igrejinha porque o meu irmaozinho estava confessando. foi a segunda vez que eu entrei la (a primeira foi pra ver os reis magos na quinta feira) e eu fiquei pensando enquanto o povo tava tudo rezando e confessando la.. sera que o padre ora por essas pessoas? eles la, confessando, (ok, tambem tirando o peso da consciencia), mas sera que ele mesmo se importa com elas? acho que no Brasil, pelo menos a nossa igreja se importa demais. tipo, o Pastor Marcos ta sempre me perguntando sobre noticias, minhas novidades, como que eu to.. a minha mae, do conselho, ta sempre na igreja resolvendo problema dos outros, ouvindo, conversando.. a gente, pelo menos da lideranca, eu lembro que se mataaaava por causa dos irmaos. e ai, sera que o povo aqui tambem ta assim? o que me provou que nao foi o momento seguinte da confissao, a comunhao. o padre chega com a ostia, entrega pros piligras ajoelhados, eles saem de cabeca baixa e... acabou. pronto, essa foi a grande comunhao! uhu, radical...
entao, ai, eu cheguei em casa num desanimo.. eu tava muito afim de fazer sessao de filmes no feriado e tudo mais, mas capotei na cama. ai, dormi mal. acordava toda hora, com frio, rolava na cama.. uma bagaceira! ai, acordei com dor de cabeca, fui la em baixo. a minha mae ofereceu cafe da manha (OVO MEXIDO!) e eu recusei.. ai ela viu minha cara e falou: czy jesteś chora? e eu: taaaaaaak.. :/
acabei passando o dia inteiro na cama (literalmente). com o computador no colo, fiquei falando com a minha familia, com os amigos.. mas acabei dormindo 5h da tarde pra acorda as 8h da manha do dia seguinte. novamente, minha sessao de filmes.. FAIL!
acordei melhor, mas ainda um pouco manhosa e com sono. fiz as contas e descobri que fiquei 24 horas sem comer nada. porque eu ando me sentindo meio gordinha, isso me fez sentir com menos peso na consciencia. acabei passando o dia em casa, de novo, com meus irmaozinhos jogando no PSmove (joguinho dos superstars). o meu nome e isa linda e eles ficam me chamando de isa binda. afs. haha
mas mesmo assim, o computador no fim de semana continuou sendo o meu fiel escodeiro.
o engracado foi que os meus pais tiveram que insistir pra que eu nao isse na escola na segunda-feira. nao foi um trabalho tao dificil, e eles me convenceram falando que seria meio que problema se eu fosse, poderia pegar gripe mais facil. mesmo assim, gracas a Deus me recuperei rapido.
fiquei me sentindo como a minha mae quando ficou doente, tipo, inutil! na segunda, eu acordei e fui ouvir o cd que ganhei de natal de musica polonesa enquanto fazia a minha unha. fiquei atoa o dia inteiro, mas no fim do dia eu confesso que continuei querendo ficar em casa, na preguicinha.
o ruim e que esta era a ultima semana da millie em varsovia, entao, doente ou nao, eu queria ir pra la ficar com ela e aproveitar nossos ultimos momentos juntas! :)

domingo, 9 de janeiro de 2011

szczęśliwego nowego roku!

pois e, fui pra Wisła. a cidade recebe esse nome porque e onde o maior rio da Polonia (WISŁA... DEEER...) nasce. e nessa cidade tambem nasceu e mora um dos mais conhecidos atletas poloneses, Adam Małysz. ele pratica um esporte que eu nunca tinha ouvido falar na minha vida. procurei na wikipedia e diz que o nome e saltador de esqui. e um esporte muito doido, que, gracas a Deus, nao precisei praticar (e nem vou!)
so pra lembrar do estilo da bagaca... http://www.youtube.com/watch?v=oXKYrEjI42k&feature=related
entao, a gente passou meio que o dia viajando e quando chegamos la, fomos direto para o hotel. era um hotelzinho do campo, tipo, todo de madeira. la dentro era bem quentinho, confortavel... tinha uns tijolinhos e a primeira sensacao que tive de lembranca foi da fazenda. aaaaai, que saudade que me deu! aqueles tijolinhos iguais aos da sala de tv da fazenda!
ai, fomos para a piscina de um hotel bem grande e chique la. eles chamam de parque aquatico, mas aquilo nao faz nem cosquinhas para a pousada do rio quente ou o wet'n wild.. haha, poloneses! mas mesmo assim, foi legal, fui num toboagua (CEBULKA) que tem um buraco no meio, e muito legal. eu ficava competindo com o Kacper pra ver quem ia mais vezes.. haha! naquele dia, tambem, o meu pai marcou aulas pra mim pra aprender a esquiar. o bom e que a marmanja aqui ia aprender e a minha irmazinha de 5 anos tambem ia comigo pra fazer a primeira aula! hahaha
mas, tanto faz, no outro dia acordamos, tomamos um cafe da manha bem bacaninha e fomos para a primeira aula de narty! tipo, me senti uma duente porque as botas nao deixavam os meus pes se mexerem, eu sempre desequilibrava e nem consegui subir o morrinho pra ir na aula. o meu pai falava que era pra apoiar na ponta dos pes, mas eu consegui fazer isso so no ultimo dia. cara, e realmente muito dificil andar com aquelas "botinhas". ai, eu cheguei la e meu professor tava me esperando. a gente fez um aquecimento bem rapidinho e tive que ir desde o principio: como colocar os esquis nos pes! ai, fui descobrindo a coisa.. naquele dia fiz duas aulas, uma de manha e uma de tarde. a de manha eu fui um horror, sempre caia e nao consegui parar. sempre atropelava o meu professor. ai, na aula a tarde fiquei melhorzinha e depois de algumas praticas ele foi tentar me levar na montanha maior. beleza. so que, pra eu sair da montainha pra grandona, tinha que descer tipo, pouca coisa. eu acabei perdendo a nocao da velocidade e virei peixe: cai numa rede de protecao que tinha ao redor de uma cabana, embolei tudo na rede com esqui e tudo, de certo com uma posicao mais cabulosa do mundo, e o melhor e que meu pai e meu professor estavam la e eu nao conseguia sair daquela bagacera. aaaaaaf. ai eu fiquei sendo zuada pelos dois durante algum tempo, mas beleza, a gente supera quando ta com vontade de aprender. ai, quando a gente foi subindo a montanha com aqueles trenozinhos, eu fui conversando com o Paweł (o professor) ai eu falei que tava morando perto de varsovia numa vila (porque ninguem conhece podkowa mesmo, ne..) ai ele falou perguntou em que vila e eu falei.. ah, e uma perto de Pruszków, chama Podkowa Leśna. ai ele vira e me fala: Entao, eu moro em Komorów! ai eu fiquei pasma, tipo, de encontrar alguem num fim de mundo que conheca o fim de mundo em que eu moro! beleza, ai a gente foi conversando, consegui descer a montanha depois de um seculo e tudo de buenas. a gente saiu de la, encontrou o resto da familia e fomos num restaurantezinho pra almocar. depois meus pais encontraram os amigos deles la no hotel e no outro dia eles foram em uma estacao de esqui diferente. eu fui la depois da minha aula e ate que gostei, mas eu cai demais e nao conseguia parar.. o ruim e quando tem muito gelo e nao tem neve pra parar a gente. la o amigo do meu pai, o Grzegorz, tirou uma foto muito mara minha antes de descer a montanha. :)
ai, beleza, os meus pais conversando depois com os amigos deles (que eu, antes, nao era muito fa deles nao, porque pareciam ser muito metidos. agora eles eram ate legais, conversaram um monte comigo e sempre perguntaram como e que eu estava me sentindo, elogiando sempre meu polones e tudo mais.. haha) e me incluiram no assunto. falaram das minhas aulas e ai meu pai foi perguntar do meu professor. antes eu tinha contado pra ele que interessante que foi saber que ele era de Komorów. chegou na conversa, ele contou pra todo mundo. e ja comecou a me perguntar se ele era bonito.. e a minha mae ja sorriu de canto e comecou a faze aquela cara de te conheeeeeeeco... ai eu: AF, que que eu to fazendo aqui? tipo assim, nao que ele seja feio. ele era bonitinho ate. mas era meu professor. e ele nem sabia falar o meu nome, caramba. ele sempre me chamava de Izydor. com o r em ingles ainda! af.. so que ele era legal, aprendeu a falar obrigado em portugues so pra me incentivar a continuar a aula. ah, que seja, mas eu nao queria paquerar meu professor de polones! ainda mais com o meu pai no meu pe! pra completar a cilada, no outro dia eu chego toda animada pra minha aula e ele chega e fala pro moco enquanto eu me preparava pra subir a montainha: e ai, fiquei sabendo que voce e de Komorów! eu quase taquei uma bomba na cara do meu pai. fim de jogo, nego.
ok, apesar das turbulencias familiares, dei uma melhorada no esqui. um pouco porque o Grzegorz me ajudou na Soszów, ai eu fui perdendo o medo e fui melhorando um pouco ali e aqui. tranquilo.
achei bacana que num desses dias antes do ano novo a minha familia se reuniu ainda com outros amigos que tinham ido pra la mas ficaram em um outro hotel e levaram a gente pro meio do mato de onibus. la, a gente pegou ainda carriola que cabia umas 15 pessoas e fomos de carrioloa pra uma cabana mais no meio do mato ainda, de noite, na neve, na beira do rio, a luz de tochas! chegando la, um povo em vestes tipicas tocava sanfona e viola e cantava musicas polonesas. eles serviram de graca bigos, salsicha, vinho quente, cha... TUDO PRA ESQUENTAR A GENTE! foi muito bacana, o bigos tava uma deliicia e tinha tambem um pao com queijo muito bom. pras salsichas, tinha umas fogueiras no meio da cabana e todo mundo colocava uns espetos nelas e iam fazer tipo churrasquinho la. muito tipico! me senti na polonia, ainda mais quando eles cantaram HEJ SOKOŁY! hey hey hey hey heeeeeeeeeeeeeeeeey sokoły! cantei junto com eles tambem! :P
ai, na volta, como previsto, tava todo mundo um pouco bebado ja. a minha carroca inteira veio cantando, todas as musicas possiveis. ate gente que nao era da turma tava cantando. ah, sem falar que antes de subir todo mundo o meu pai caiu da carroca porque o cavalo saiu andando e ele nao subiu a tempo. ri muuuuuuito! haha
nos outros dias a gente ficou morgando em casa. ate porque eu sempre estava quebrada. meu corpo doia sempre! haha. nos meios tempos eu procurava alguma coisa pra fazer. liguei pra luiza e conversei um monte com ela (saudades de falar portugues), gracas ao portuga, descobri como usar o msn no ipod e outras coisas do app store haha e tambem fiz algumas propagandas do Brasil para a Monika, esposa do Grzegorz, que queria saber das frutas, das cidades famosas e tudo mais. fiquei amiga dela, mas isso aconteceu so na ultima noite.. haha
o resultado do esqui foi ate razoavel. eu realmente cai de todas as formas possiveis. eu atropelei uma mulher no meio do caminho. quase quebrei o meu joelho 2 vezes. cai de lado, cai sentada e nao conseguia parar, cai na cabana, cai no trenozinho com o kacper, cai sozinha, cai com professor, cai, cai, cai... mas sempre levantei e continuei! e isso o que importa, vivendo e aprendendo, ne? :)
no dia do ano novo, passei uma super emocao. depois de ir 14 vezes na montanha esquiar, na quinta feira dia 31, a gente chegou depois do almoco e o pessoal foi pra piscina de novo mas eu nao fui pra piscina, fui pro hotel chique com eles mas fiquei no restaurante. ai eu pedi pro kacper o psp dele pra tentar ligar pra minha familia. ja que nao achei sinal na internet la, fiquei jogando harry potter enquanto o amiguinho do kacper que me fazia companhia jogava um super jogo no iPad dele. quase mandei ele se explodir com aquele jogo perfeito dele. haha. ai, a gente pediu SORVETE COM FRUTAS! foi o meu pedido de ano novo, revelacao. ele veio ate com um foguinho. eu comi ate o foguinho.. hahaha sou ma, nem ligo se era pra eu passar mal. se nao mata, engorda, ne? comi tudo! mhauahuah muito bom, amei!
depois o pessoal chegou la, comeram mais um monte de doces e depois a gente voltou pro nosso hotelzinho. ai, la eu fui ficando mais homesick. fui tentar ligar pro meu pai, nao consegui. novamente, o salvador da patria entrou na intenet: o portuga! tan tanananannnnn.. AI, vai ele liga pra minha mae, pro meu pai, programar horarios e tudo mais.. sei que a gente conversou pouco mas gente, uns irmaos desses nao existe, nao sei que que eu fiz pra merecer umas peca rara dessas!
a conversa com a minha mae pelo skype foi fail e eu apavorei. mandei um recado pelo msn pra minha mae perguntando se eu podia ligar a cobrar pra ela e ela falou que sim. "so nao vale chorar!" haha. ai, procurei um numero muito doido na embratel, sai do quarto, fiquei na porta do quarto meio escondidinha, liguei na embratel, e parecia aquelas ligacoes antigas que tinha que conectar numero com numero. perguntou ate pra quem eu ia ligar. ai minha mae atendeu, e eu pirei, chorava feito condenada. falei acho que uns 5 minutos e deve ter custado 9238901839238 de reais. mas uma ligacao dessa e propaganda da visa, nao tem preco! falei com a mamae, com o odair, com a tu... nossa, fiquei radiante! enquanto eu tava no telefone, meu pai apareceu (meio bebum haha) e ficou super preocupado me vendo chorar. ele segurou a minha mao e falou: nao chora.. voce e querida.. ai eu fiquei: AAAAAAAAAAAAAAAHHHHH, ai acho que ele ficou meio sem graca e saiu logo porque eu tava falando em portugues. ai meu tio apareceu e falou a mesma coisa. tava todo mundo super preocupado comigo. mas foi de boa. depois de desligar o telefone, alguns minutinhos depois, foi a virada. a gente estava na sala de jantar e eu vi na tv de um show que tava passando em Wrocław a contagem regressiva. ai o primeiro beijo de feliz ano novo que eu dei foi no meu pai, depois na minha mae e nos meus irmaozinhos e em todo mundo. eu tava vestindo roupa de esquiar, tava o mais brega e feia possivel, nem maquiagem eu queria.. haha, a gente saiu, foi ver a queima de fogos e o legal e que, por estarmos nas montanhas, dava para ver de diferentes cidades ao mesmo tempo, apesar de ter sido bem pequena. a gente tomou um pouco de champagne pra comemorar e o amigo do meu pai me puxou pra dancar. ele tava pra la de Bagda tambem, mas foi legal pra comecar o ano animada. haha. mas eu lembro que o melhor foi antes virar o ano novo, de descer do quarto e tudo mais, me tranquei num banheiro, dobrei o joelho e agradeci por essa dadiva que e a vida, de estar recebendo tudo isso. e pedi pra Deus pra que nesse ano eu possa ser uma imitadora dEle, com intimidade, pra conhecer mais e viver mais o que Ele tem de melhor pra mim! :DD
nao muito depois de tudo isso, dormi. a nayra me ligou com uns problemas no meio da noite, mas eu tava tao com sono que fiquei preocupada mas meu sono passou por cima de tudo isso.. haha
no outro dia a gente foi esquiar pela ultima vez (onde eu acabei com os meus desastres e quase quebrei meu joelho pela segunda vez) e depois a gente foi pra uma montanha jantar. era numa cabana no meio de nada, a vista la de cima era maravilhosa, mas eu tava com muita dor no joelho pra ficar dando moral pra tudo isso. eu pedi carne de vaca e recebi um filezao dos sonhos! aaaaai, delicia! fiquei muito satisfeita.. carne de vaca! <3
depois, a gente voltou, perdeu um pouco de tempo conversando, eu fazendo propagandas do Brasil pra Monika e pra minha mae, conversando um pouco sobre tudo e depois fomos dormir. acordamos no outro dia meio que cedo, fomos para Częstochowa visitar de novo aquela igreja da santa da Polonia e depois fomos almocar na casa de outros amigos dos meus pais. foi bacana, passamos um tempo conversando e logo voltamos pra casa. eu, o po da gaita.
ah, legal tambem foi que eu ajudei a tirar a mudanca do porta mala e meu pai nao tava la.eu tava com saudade de fazer isso, porque sempre ajudava o odair e a minha mae a tirar as compras de rio preto da carroceria. ai, foi super pratico e quando o meu pai chegou, ele ficou pasmo ao ver o trabalho pronto. ai, fiquei toda feliz.. haha
weeeeeeeeeeeeeeeeeeeee are the champions!