domingo, 31 de outubro de 2010

meu sorriso precisa de mais rosto

mais perfeito do que isso, apenas estando la. hoje, pela primeira vez, participei de um culto na igreja, no domingo. nem um pouco tradicional, a turma do Zequinha esteve la e fiquei muito feliz de poder ouvir a palavra que foi transmitida para a gente. parecia que alguem havia contado toda a minha vida para o pastor e ele transmitira a palavra apenas para mim. ele falou sobre Romanos 12:01-02 sobre sermos pessoas que querem agradar, acima de tudo, ao Deus todo-poderoso e que deixam-no transformar suas mentes a cada momento, para sua honra e gloria!
e maravilhoso ver como Deus pode usar tudo: internet, fuso horario, feriados... para louva-lo e engrandece-lo. ver cada rostinho, ver todos louvando o Pai, ouvir cada risada, segurar um abraco por webcam... foi tudo maravilhoso e eu nao parava de sorrir...
muito, muito, muito obrigada, Deus, Pai, Amor, Amado.
parece que meu sorriso nao cabe na boca e o que eu sinto e que eu estive em casa, novamente, por certo tempo. como e bom ver a familia toda reunida! eu amo meus irmaozinhos lindos e maravilhosos. nao posso esquecer de dar valor nessa liberdade linda que temos... nao mesmo!
agradecimento especial tambem para meu amigo portuga, que arrumou tudo, talvez perdeu a concentracao no culto pra traduzir as coisas pra mim e por me mandar ir dormir porque tava preocupado... afs! haha
bom mesmo foi saber que o pastor tem cara de Bill Gates, o bruno e o Kaka e o geandre o Tim Maia... haha
ah! um obs para o fuso horario: hoje, no primeiro dia do horario de inverno, dormi a tarde para ter energias para a noite mara de festa e alegria. dormi as 15:50h e acordei as 17h.. o problema foi que quando acordei, ja nao havia mais luz. NOITE AS 17H? ok, isso me deixa com mais sono ainda... cade o dia? cade o sol? cade a luz??

sábado, 30 de outubro de 2010

gordinha come salada de gordo!

hoje passei o dia comendo comidas estranhas, polonesas.. nao fiquei muito fa nao, e cheguei em casa querendo comer coisas gostosas. finalmente, minha mae fez uma salada muito gostosa e eu nao quero esquecer, entao vou anotar o que tem pra eu fazer quando chegar no Brasil: abacaxi, alho, atum, queijo, maionese e milho. tudo cortado em pedacos ate regulares e misturados, ficou MUITO bom, lembrei da minha irma Gabriela, que gosta de fazer umas coisas misturadas com atum.
ah, ontem fiz uma coisa que so vou contar daqui a um mes. so pra nao perder a data.
a outra coisa que e uma novidade pra mim vai ser o horario de inverno: aqui, a hora e atrasada 1h para aproveitar a luz. hoje, o sol estava se pondo as 5h da tarde e amanha diz que ja vai estar de noite as 5h. o horario vai mudar essa noite e espero que me acostume a essa mudanca. o ruim e que estou passando um pouco de frio porque sinto falta do sol, do calor e da energia dele. acho que amanha vou dar uma volta no quarteirao so para aproveitar mais esse presente precioso que Deus me deu.
o que me encanta aqui e o por do sol, o sol do oeste como se fala em polones (słońce zachodni) e as cores que ele causa no ceu. amo ver o sol com uma cor alaranjada e o ceu pintado com listras de nuvens com todas as cores que podem combinar. o contraste entre as arvores sem folhas do outono com as raras luzes do por do sol me matam, me deixam sem folego... eu quero tirar uma foto, mas espero que essa imagem nunca saia da minha cabeca.
valeu, Deus, o Senhor e um artista!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

seja simples!

hoje o dia foi muito engracado, porque estava preparada para fazer compras e pensava que ia no shopping center. mas, de ultima hora, decidimos ir ao brecho! a millie levou eu e a agathe e nos ficamos rodando la e acabamos comprando roupas por kg; eu ja tinha ouvido falar mas foi muito engracado ver as balancas nas lojas em que entramos. da um vuco vuco danado e um monte de gente querendo ver as coisas de uma vez.. sem falar no tanto de velhinhas (e no tanto de roupa para velhinhas...)
no final de tudo, fomos ao rotary normalmente. mas o que eu estou percebendo e que estou criando um vinculo bem bacana com as meninas. hoje aproveitei um pouco o dia com a agathe e a millie. elas sao uns amores. pena que nao pude sair com a nayra hoje, ja que o Mr. Stoma chamou a atencao delas por nao estarem frequentando todas as aulas.. hahaa
que seja..
mas sei que foi bom descer do salto e lembrar um pouco dos meus dias de bazar da pechincha, provando as roupas bregas e mechendo nas caixas empoeiradas do projeto.. e tambem da musiquinha da propaganda... "SABADO!" hahahahahahaha
o negocio e que hoje eu era a cliente e me orgulhei disso :P tama essa riqueza.com!
acabei comprando algumas bluzinhas nao muito quentes, so de meia estacao para usar na escola. uma boa compra para um bom dia.
ok, teraz jestem zmęczona i chcę iść spać!
dobranoooooooc

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ps...

ai, acabei de assistir PS: EU TE AMO, e tava precisando de um filme desses hoje
chorar rios, vendo um amorzinho tao lindo desses...
aaaaaaaaaiii (L) nao canso desse filme!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

we just wanna love You

yeah...

http://www.youtube.com/watch?v=FYESNOPpXV4&p=28B5E6C5D71A334F&playnext=1&index=54

nao da vontade de ficar louca de tanto dancar com Deus com essa musica?
quero ficar szalona da graca de Deus... AAAAAAAAI MEU AMOOOOOOOOR LINDOOOO

acorda, menina!

sonhava com uma novela, onde tudo acontecia muito rapido. muitos problemas para serem resolvidos e pessoas estranhas cruzavam meu caminho. para falar a verdade, talvez estavam ali algumas famosas, no entanto nao consigo lembrar de quem eram.
de repente, a minha querida irma Janaina me aparece, com um cabelo cumprido. e ela comeca a falar da Isabella, que comprou maquiagem e ta toda que todas. eu avisto, entao, uma menina, com uma roupa rosa, toda metida, andando de salto e maquiada. eu nao aguentei e comecei a rir. o problema e que eu ri tanto que ri na vida real, e esse foi o meu despertador do dia, porque esqueci de colocar o celular para despertar. acordei um pouco atrasada, mas mesmo assim consegui chegar a tempo de participar das minhas aulas na escola.
quando fui pegar o trem, mais ou menos 7:05 da manha, a lua ainda estava no ceu e eu me encantei: 7h da manha com a lua cheia ainda pintando o ceu! uma maravilha...
fiquei apenas encantada..
o dia foi ate normal, umas pessoas do Conselho da cidade de Varsovia foi fazer uma pesquisa na escola e ficou dando workshops na minha sala de aula. ganhei um mapa da cidade, mas foi meio dificil entender o que ele ta dizendo. fiquei feliz pois pude falar para a minha sala onde morava, onde gostaria de morar e os motivos tudo em polones. :D
***
os mais ceticos podem julgar o meu alarme de hoje como um mecanismo do meu corpo, pois ele esta acostumado a acordar cedo. tudo bem, pode ate ser. mas, sem Deus, sera que seria possivel eu acordar com uma gargalhada?

domingo, 24 de outubro de 2010

miniculto, eu e Deus

http://vimeo.com/14688939

hoje Deus ta me ensinando algumas coisas, foi bem bacana o dia comecar com um intensivo de busca da Palavra e terminar com uma pregacao me ajudando a contornar tantas lutas da vida.

"quando Jesus faz, Ele faz muito melhor do que aquilo que a gente perdeu. vale a pena ir a Jesus, porque o consolo dEle e muito mais profundo do que o sofrimento que nos atingiu; o perdao dEle nos torna mais forte do que eramos quando pecamos; e a alegria que Ele nos devolve e mais profunda do que a que perdemos. (...) o milagre dEle e sempre superlativo, e sempre muito mais do que pensamos ou imaginamos. vale a pena ir a Jesus."

dia do nome?

na ultima aula de polones, descobri que podemos cantar a musica de feliz aniversario (Sto Lat!) em tres ocasioes: aniversario, casamento e dia do nome (se eu nao me engano, imięnne). eu pensei que era apenas uma consideracao, que as pessoas nao considerassem isso na verdade.
mas, me enganei.
hoje foi o dia de aniversario de um primo meu, Łucasz. mas, na casa deles, houve duas comemoracoes, porque tambem e o dia do nome do irmao dele, Rafał. e muito engracado, e o motivo por isso existir e como se fosse dia de algum santo, como existe nos paises catolicos. se hoje e dia de sao joao, por exeplo, hoje e dia do nome joao. entao, quando as pessoas ficam mais velhas, elas nao comemoram o aniversario (urodiny) e sim o seu dia do nome (para nao ficarem contando a sua idade... coisa de gente velha, ne?)
enfim... sei que o hoje o dia foi bem bacana, porque os meninos me chamaram para jogar video game com eles. eles indicaram FIFA e eu, mais que prontamente, aceitei. primeiro porque era o unico jogo que meus amigos jogavam no Brasil (e eu nem gosto de lembrar deles, ne...) e segundo porque tambem queria treinar e ver como que se jogava no XBOX. achei muito bacana, apesar de perder muitas vezes e provar que eu sou pessima no jogo. de primeira, eu nao joguei contra meu primo e sim no mesmo time dele. eu so fui entender isso no segundo tempo, porque no primeiro eu fiquei so apertando todos os botoes e consegui sobreviver! haha, as vezes eu fico encabulada com a minha estupidez.. haha
minha familia tambem me mostrou uns videos, incluindo o de casamento dos meus pais. foi muito engracado, porque eles eram tao diferentes (breguinhas, se comparados a epoca de hoje), mas isso e normal! foi muito bonitinho.
ah, uma tradicao que eu esqueci de contar no post do casamento, foi que as tacas dos noivos ficam ligadas com uma fitinha e, quando eles chegam no salao de festa e tomam o primeiro champagne juntos, eles jogam as tacas para traz e as quebram.. muito legal isso.. haha
a tarde foi bacaninha ate, e fico feliz que a minha familia acha que eu nao estou com problemas com "saudade" porque eu tenho mais coisas para fazer ultimamente e nao fico tao em casa.
meio nada a ver, mas tudo bem...
estou programando algumas coisas para aproveitar os fins de semanas poloneses e falei com a Karolina, que eu fui na casa dela ha alguns dias. o engracado e que, quando fui pedir pra minha mae, ela ficou super empolgada e deixou.. ela falou tambem: acho que ela se parece com voce, quietinha, sabe? ai eu fiquei assim: gente, nao acredito que e essa a impressao que eu passo pra minha familia! QUIETINHA? hahahaha...
sei la, deixa eles pensarem isso, daqui a pouco eu faco uma revolucao :P

sábado, 23 de outubro de 2010

o dia de ontem foi cheio de surpresas, algumas boas e outras ruins. eu e nayra haviamos programado para dar um presente para Agathe, a brasileira aniversariante do dia. compramos um cartao gigante de 18 anos e colocamos umas fotinhas nossas nele. depois escrevemos umas mensagens com "sto lat" por todo o canto. ficou uma gracinha! compramos uma lembrancinha tambem e entregamos para ela quando ela chegou na escola. assisti apenas a uma aula de WOS naquele dia e ja saimos da escola, porque queriamos almocar no restaurante brasileiro. o ruim foi que nao fomos felizes, porque ao chegar la, descobrimos que a promocao era para comida polonesa (OK, COMIDA POLONESA NO RESTAURANTE BRASILEIRO), ninguem falava portugues (apesar de ter musicas brasileiras tocando) e o churrasco era 50 zł. entao acabamos indo almocar no sphinx e outras foram no Mc.
passamos na casa da Nayra rapidinho e depois fomos para o złote encontrar todo mundo e comprar coisas para a festa. para mim, o que fez sucesso foi a coca-cola e os chocolates (NEM GOSTO DE CERTO!)
fomos para o aniversario, ficamos um pouquinho la e, no final de tudo, dormiram mais duas meninas na casa, a Kate e a Sam. foi bacana ate :)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

change a little bit!

as vezes voce se cansa da rotina e quer mudar as coisas so pra ver no que e que da!
nessa terca feira, fiz uma doidura. primeiro, faltei a umas 4 aulas. segundo, porque o motivo havia sido muito importante...
Nayra chegara na escola totalmente fashion, com o cabelo cortado, uma roupa linda e toda feliz. me encantei com a mudanca e decidi que queria fazer uma revolucao com o meu cabelo tambem.
so decidi ir ao shopping com elas de ultima hora, conferi se tinha dinheiro suficiente e fui cortar a cabeleira.
a principio, a mulher nao acreditou que eu queria uma verdadeira mudanca. cortou so as pontas. elas estavam realmente muito secas e feias. entao sugeriu que cortasse ate onde estavam secas ou mudasse radicalmente, cortando pra cima do ombro. num instante de loucura, chamei as meninas, Gathe, Nayra e Millie para um conselho feminino. elas so me incentivaram e eu falei: OK! JUST DO IT!
realmente, o cabelo ficou muito curto, totalmente diferente. a principio, me achei uma dona de casa, porque ele estava liso com as pontinhas cacheadas. mas hoje, depois que lavei e so sequei com o secador, ele ficou ate que estiloso. estou gostando da doidura que me deu na cabeca...

PS3 - FIFA

Como uma boa braseira, king size de futebol de videogame, aceitei jogar com meu irmaozinho a mais nova versao de FIFA no PS3 dele. Comecamos eu e ele e meu pai quis jogar comigo.
Ele nao esperava a minha ruindade, que faz somente atrapalhar o jogo dos outros. Pois e, sinto muito informar que ganhei o primeiro jogo que tive com ele e, na revanche, ficou zero a zero.
dificil ser tao ruim...
ah, e acho que ele nao percebeu que eu continuo achando que o playstation e wii...

wesel

chegando em casa, ja tive que fazer as minhas malas para o casamento que teria no proximo dia, sabado. como estava cansada, so avisei para os preocupados de plantao que eu estava viva e fui dormir as 20h para acordar as 8h do outro dia. fiquei muito feliz em poder descansar e acordar sem um alarme no meu ouvido!
arrumei meu cabelo, preparei minhas roupas e fiquei pronta.
chegando la, ja arrumamos e o casamento comecou as 15h numa igrejinha da vila. a cidade era localizada perto de um lago, mas ainda nao sei o nome dela. sei que o casamento e muito simplesinho na igreja. bem tradicional, parecido com o brasileiro. no entando, a noiva ja entra com o noivo aqui e nao com o pai. o noivo a ve antes de entrar, eles estavam tirando fotos quando nos chegamos la. o casamento foi rapido e as 16:30h ja fomos para a casa de casamentos para comecar a festa. Obs para a lingua polonesa:no polones, o casamento da igreja e a festa tem diferentes nomes, que eu ainda estou aprendendo. geralmente, as festas duram dois dias. a que eu fui durou.
a comida comecou a ser servida quando chegamos e parou de ser servida as 5h da manha. sempre tinha comida e bebida na sua frente, para que aproveitasse ao maximo com a familia.
a principio, ri do tipo de musica que eles tocavam ali: era o estilo caipirao, bem brega, que so os velhos dancam. no entanto, meu pai e minha mae foram dancar e eles humilharam todos os que estavam na pista de danca, com certeza! o meu pai me chamou para dancar e eu fui, so pra ver no que que dava. e nao e que eu consegui? fui aprimorando aos poucos, o meu primo me chamou algumas vezes e uns outros poloneses horriveis tambem, so fui com eles porque queria mesmo aprender a dancar chique daquele jeito! eu fiquei muito feliz em saber que sou meio pe de valsa, e AMEI dancar em pares. gente, onde estao os bailes desse tipo? pra que boate com musica techno? ok, quando voltar pra Cassilandia, eu nao vou no caipirao... mas que e bom uma musica ritmada e ser conduzida por um bom parceiro, ISSO E!
alguns jovens tentaram me arrastar pro canto, pra conversar sobre o intercambio e tudo mais.. tentaram me oferecer uma bebida aqui e outra ali, mas eu falei que a minha festa consistia em agua, suco e refrigerante. eles nao acreditaram, mas me respeitaram. pude provar que consigo dancar bem sem o que eles chamam de gasolina para festas...
fui dormir de madrugada, e, no outro dia, meus pais me levaram para conhecer o negocio da familia em uma vilinha. era uma madeireira, bem arrumadinha. depois conhecemos a familia, os parente tudo! consegui falar em polones com alguns (apesar de ele estar enferrujado por nao pratica-lo em uma semana!)
ao voltar para a festa, era a mesma coisa.. a bandinha mais ou menos com a musica mais ou menos com a danca. a bebida. so que agora todos estavam na ressaca. nao aguentavam mais. eu tava inteira e nem ligava. meus parentes sairam para dar uma volta e fui com eles. a gente andou um pouco, voltou. dancei com meu avo. foi muito bacana, ele e uma gracinha! quando terminou, ele beijou a minha mao (e esse e um costume aqui da polonia... gente, isso e uma gracinha!)
Obs para as comemoracoes: aqui, eles cantam a mesma musica de aniversario para os casamentos (STO LAT! - Cem anos!). Todos cantam umas 10 vezes durante a noite da primeira festa e eles sempre fazem muitas brincadeiras, envolvendo dancas, corridas... e muito engracado! e o bom e que todos participam, pois sao todos uma familia agora. os velhos dancam ate mais do que os jovens e e muito bom ver todo mundo unido a um proposito
quem dera a igreja hoje soubesse dar festas desse jeito. nao que eu quisesse que ela virasse um caipirao, mas que unisse todos para celebrar o melhor acontecimento de todos, um casamento que nunca teve igual...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

tour na europa central

eu nao acreditei que o dia da viagem chegara tao rapido. de repente, ja era sexta-feira. acordei e dei uma preparada, tanto no lado espiritual quando no fisico. dei uma chegada com Deus, consagrando aquele tempo, meditei um pouco na Palavra e fui ter um momento de beleza. a gente se cuida todo dia, mas tem dia que precisa de cuidado especial, ne?
fui logo buscar as meninas no shopping e passamos a tarde juntas. engracado que a Lorena e a Luiza estavam tao felizes por estarem em Varsovia e eu ja havia me acostumado. afinal, Złote Tarassy e bom, mas as vezes a gente cansa da rotina! ter que pegar onibus, trem, andar muitos km no caos da cidade grande... sei la se eu gosto! mas foi bem bacana.
apesar da demora, encontramos a Mariah de tardezinha, comemos alguma coisa e viemos para a minha casa. para a minha surpresa, minha familia nos deixara sozinhos. creio que foi um plano para nos deixar mais "a vontade"; que seja, pra mim nao mudou nada! haha
a gente comeu. tinha uma sopa com um frango inteiro la dentro, que ninguem teve coragem de colocar a mao (kkkk costumes poloneses! vai saber...), mas o resto foi muito gostoso. de sobremesa, fizemos cafe com leite e comemos uns croissaints de maca (a nayra e a mariah comeram os dois unicos de chocolate! que raiva haha)
fiz brigadeiro, para encerrar o dia de gordinhas.
o negocio e que eu e a lorena estavamos muito animadas com a nossa viagem e fomos dormir muito tarde, acho que eram umas 2 ou 3 horas da manha. tudo o que eu via me dava vontade de rir, porque sabia que o que vinha pela frente seria fantastico...
acordamos um pouco tarde para o que deveriamos, apesar de ser cedo para todo o resto da casa (umas 5:30 da manha para sair as 6:25). tentamos arrumar tudo muito rapido, mas perder a pontualidade foi inevitavel. acabei esquecendo o meu estojo do oculos, a pasta e a escova de dentes. mal sabia eu que teria que gastar, depois, 5 euros com uma caixinha extra para guardar as lentes em Viena.
comecamos a viagem indo para Częstochowa, a cidade do nosso amigo Josh (aham, pra falar a verdade ele nem e tao amigo. e o cara que "overpronounces all the polish words"). la esta a mais conhecida igreja da Polonia, em homenagem a uma santa negra que um dia seu templo foi destruido e o seu rosto em uma foto comecou a sair sangue quando tentaram rasgar a imagem. com certeza, isso deu ibobe e arrastou um monte de fieis.
durante a missa, as pessoas se ajoelharam diante do padre, da imagem, seja la do que for. apenas fiquei paradinha la, na minha, com o Pai.
para falar a verdade, o lugar era muito bonito. la foi um dos lugares que Joao Paulo II fez uma de suas missas, e eu pude reconhecer porque ja tinha visto em algum lugar, acho que na televisao.
seguimos a viagem e comecamos a cruzar paises. fiquei encantada porque conseguimos passar por 3 paises em menos de 3 horas. foi muito engracado, ja que estou acostumada a viajar mais de 5 horas no mesmo estado, indo para campinas por exemplo. nos fizemos um esquema de rotacao na van, para ver quais as pessoas que iriam com o casal (Paweł e Monika, nossos responsaveis) la na frente. mas, no final, acabou que nos ultimos dias so a Mariah foi la na frente e, as brasileiras como sempre, no fundo conversando, cantando e aproveitando!
finalmente chegamos em Budapest. para falar a verdade, a primeira impressao minha foi que a cidade era horrivel. fomos comer em um restaurante horrivel, parecia que nao tinha higiene nenhuma. os lanches pareciam ser caros e me submeti a um Kebab, comida conhecida aqui na europa. a carne estava horrivel e fiquei com peso na consciencia de te-lo comido. uma coquinha desceu bem e quase tomei 600 ml de uma so vez! mas, depois que saimos do inferninho do restaurante, fomos ver Budapeste a noite. simplesmente, a cidade mais linda que eu ja vi. o rio separava as duas partes da capital hungara, Buda e Peste. os castelos, os predios, os monumentos... tudo lindo! tiramos fotos e tudo mais, mas o que e lindo e estar la e gritar com a Luiza: CARA, TO NA EUROPAAA! TEM NOCAO DISSO?
no outro dia, acordamos cedo e fomos logo passear pelos pontos turisticos. vi uma igreja dentro de uma pedra, tiramos fotos criativas (como a do homem batendo no dragao)... estavamos a todo pique! sedentas para conhecer mais desse lugar lindo.
mas, ja tinhamos que vazar para a proxima capital, Viena. la, passamos muito rapido. conhecemos o palacio de verao da familia Habsburgo, onde fizemos um tour la dentro, conhecendo a rotina da familia. fiquei encantada com a princesa Sisi, que era conhecida como a mais bela da epoca. imaginava ela andando por aqueles corredores, com aquelas roupas... simplesmente lindo! eu queria tocar tudo, conhecer e ouvir tudo. a curiosidade atacou o meu coracao. depois que saimos de la, fomos andar no jardim que ficava atras do palacio. maravilhoso. totalmente caprichado, sem nenhum defeito. acho que tem manutencao todos os dias. tiramos algumas fotos la de cima e depois fomos para uma igreja muito conhecida de la. linda linda, com muitos detalhes de ouro. mas o que eu achei estranho foi chegar la e sentir um clima quente, meio pesado com cheiro de canela. vai saber, ne...
tivemos um free time meio rapidinho e ja nos aprontamos para a proxima cidade: Praga. os nossos responsaveis ja nos avisaram: coloquem sapatos confortaveis pois vamos andar muito! nos preparamos e descemos para o cafe. o problema foi que, quando cheguei la, a mulher que cuida da cozinha ficou no meu pe falando que eu nao podia levar sanduiches dali. "tudo bem", eu falei, mas eu ia pegar, porque precisava de um lanchinho gratis durante o dia e eu nao tinha tempo para comer normalmente ali, estava meio atrasada. fizemos lanchinhos e ela me pegou colocando os lanches no bolso! ja veio trazendo a conta do lanche, falando que eu devia pagar, que ela era apenas a funcionaria e que nao era boba pois percebera que na outra mesa faltavam guardanapos. mal sabia ela que a Lorena havia feito dois sandubas e a luiza 3. nem liguei, comi o meu ali mesmo e me livrei da conta. o ruim foi ficar o resto da viagem sendo lembrada pelo Rafał e pela Monika que deveriamos ser discretos ao pegar os lanches, que tudo ia ficar bem no final.
Comecamos do góry, subimos de tramwaj e fomos conhecendo os castelos, os lugares. um mais lindo que o outro! no meio do caminho, comemos uma rosquinha quentinha, deliciosa. o nome era muito dificl, nao lembro. so que o sabor era maravilhoso.
atravessamos uma ponte muito conhecida e antiga e la encontrei alguns desenhos da Julia Roberts, o que me fez lembrar a dra. Giselma. tinha uma estatua com aquelas supersticoes de "encoste a mao e tera sorte", da que passei longe. mas depois precisei tirar uma foto e so coloquei as maos debaixo do braco fazendo pose de mano pra zuar com a supersticao do povo.
Considerei Praga a capital dos fantoches, aqueles com cordas, que eu esqueci o nome agora. quando fomos comprar souvenirs, haviam muitas lojas dessas que vendiam de tudo quanto e tipo. Mas nao quis comprar nao, muito caro...
Conhecemos uma igreja com um relogio astronomico, muito interessante. Vimos-o tocar as 17h, e o interessante era que aparecia um homem la em cima da torre tocando uma trombeta! Muito historico isso...
Depois que nos perdemos nas ruinhas de Praga, eu e as brasileiras fomos descancar no Starbucks. Pedimos cafezinhos quentinhos e ficamos mais de uma hora jogando conversa fora. Foi um tempo bacana, e, como boas companheiras, nossos papos estao ficando a cada vez mais interessantes.
Voltamos cansadas para o hotel, apos comermos comida chinesa e andarmos um pouco pelas ruas da Checa para ver a cidade a noite. As meninas queriam cortar o cabelo, mas quando chegamos no cabelereiro, ja estava fechado. quando chegamos no hotel, fiquei com a Luiza no andar debaixo esperando-a a entrar na internet. enquanto isso, fiquei brincando no piano, tentando lembrar algum acorde de alguma musica que eu praticara uns 3 meses antes. depois de ouvir muito barulho, ela saiu da internet, e falou para que eu sentasse num sofa que parecia sofa-cama mas nao era. ela comecou a desabafar comigo, contando sobre a vida espiritual dela, sobre os problemas que tinha passado, a saudade da vida boa e pronta que tinha no Brasil e como andava seu coracao perante Deus. foi incrivel, porque algum tempo antes, eu havia passado pelo mesmo e pude ajuda-la exatamente com a mesma coisa que me ajudou, procurando a resposta na fonte que sara todos os pecados, o proprio Salvador.
depois de muitas lagrimas, risos, historias (davi), e testemunhos, decidimos subir e descansar. conversamos um pouco, tentei dar uma animada nela para que eu tambem ficasse um pouco mais animada. fomos dormir tarde e a ultima e melhor musica foi 1 Corintios 13, do poeta Stenio Marcius.
Ao acordar, nos aprontamos para viajar mais um pouco. Następna stacia, Dresden. A primeira cidade alema que conheci. Vimos igrejas, tiramos fotos lindas porque aquela fora a capital da Saxonia. Tinha um tapete enorme pendurado na parede, tipo de uma pintura, com toda a historia dali, desde o primeiro rei do lugar. La comi algo bem tipico: PAO COM LINGUICA! Pra falar a verdade, foi muito bom. E, uma coisa boa: pao frances, maciozinho... sentia falta dele na Polonia!
Logo fomos embora e paramos apenas em Potsdam, nos patios da faculdade de Potsdam. La, tinha um castelo que eles chamaram de novo. Aos meus olhos, aquilo parecia muito velho, mas se formos comparam com a historia da Alemanha, coisas do seculo passado sao ainda bebes se comparadas as mais antigas. La, fomos a um lugaar lindo! Um outro palacio de verao, mas um pouco diferente, onde as escadas tinham coisas semelhantes a janelas cobertas com ramos verdes de arvores. Chegava a ser engracado, mas deu boas fotos. O problema e que estavamos cansadas. O mau humor das outras pessoas nos estressava. Eu queria ficar um pouco sozinha e acabei me perdendo por uns 15 minutos. Quando Paweł veio nos perguntar se queriamos ir a um museu, apenas recusamos. Outros dois queriam ir, mas como a maioria havia ganhado nos votos, a minoria havia ficado chateada. Decidimos entao ir direto para Berlim, tomar um banho e sair la.
Entao fomos para a ultima capital, Berlim. Arrumamos nosso quarto e ja tivemos que sair para jantar. Comemos batata frita com salsicha. Nao sentamos, ficamos em pe em um "lanche" nas ruas da capital alema. Ninguem gostou, mas para falar a verdade, eu gostei. achei muito diferente, mas o mau humor da galera quebrou o clima da bagaca um pouco... Mas, enfim, queriamos aproveitar o resto de energia que tinhamos por isso decidimos ir ao portao de Brandenburg, o ponto chave da cidade. Eu amei poder ir la, tirar fotos. Eu passei por todos os vaos do portao, correndo. queria fazer isso, e me senti como uma crianca! eu, a luiza e a lorena ficamos nosso unico tempo tirando fotos, fazendo poses e aproveitando o clima frio de berlim.
voltamos para o hotel a pe, numa boa caminhada. no meio do caminho, compramos cafe (a gasolina para nossos corpos durante essa viagem era cafe. pra mim, a coca tambem fazia o mesmo efeito!-- ficava doida) e voltamos cantando "sou feliz por isso estou em Berlim", falando espanhol com nosso amigo Gerardo e aproveitando do resto de pique que tinhamos.
No outro dia, o primeiro ponto que fomos foi o Muro de Berlim, que eu estava louca para conhecer. Ao chegar la, a primeira coisa que eu fiz foi toca-lo e parecia que eu sentia a historia falar por meio dele. parece que, na minha cabeca, tudo deu um pause e eu comecei a pensar em tudo o que aconteceu. tanta repreensao, tantas vidas, tantas circunstancias que alienavam pessoas e que depois fizeram-nas pensar e mudar a historia de todo o mundo! Paweł, como sempre, explicava a historia para nos e a historia de Berlim foi a que mais me chamou a atencao. nao sei o motivo por certo, mas eu apenas queria ver o que acontecera ali. Escrevemos nossos nomes na parede. No entanto, quando desenhavamos a bandeira do Brasil, um alemao muito bravo chegou e falou para nos: "Can you read it?" e apontou para a placa. com um sotaque britanico, continuou "it's forbidden to write in this place!!" e eu e a Luiza ficamos sem o que fazer, apenas saimos dali constrangidas porque nao sabiamos que nao podiamos escrever, porque muitas pessoas haviam feito aquilo ali. Nao ligo, o que foi que aconteceu foi que fizemos a bandeira e escrevemos IZAS no meio. =)
Passamos 4 horas em um museu. para muitos, aquilo foi chato. mas me sentia muito feliz por poder tocar e ver a historia em minha frente. desde o comeco, de tudo! civilizacao, guerras, feudos, revolucoes, reformas, igrejas, LUTERO, armas, napoleao, I Guerra, II Guerra, uniformes, maquinas, carros, armas, maquetes, HOLOCAUSTO, familias, roupas... TUDO! fiquei simplesmente encantada com tudo aquilo e para mim o tempo era curto, ja que queria ficar ali mas conhecer tambem outros lugares.
Acabamos indo para uma rua conhecida daqui e, depois de andar um pouco, voltamos para o portao de Brandenburg, tiramos algumas fotos e comi o primeiro Dunkin' Donuts da minha vida, que estava frio e nao muito bom. O que salvou foi o cafe, apesar de ter gastado dinheiro a toa.
Saindo dali, voltamos para as terras polonesas, das quais sentiamos tanta falta. Chegamos no hotel e fomos comer PIEROGI! o sobrinho da nayra havia nascido na vespera e ela estava radiante. para comemorar isso e 2 meses que haviamos passado na Polonia, pedi aos nossos responsaveis que comprassem sorvete para nos. Eles, mas do que prontamente, nos deram e eu me deliciei com uma tacinha de sorvete com frutas e chantilly.
foi bom voltar a ouvir a lingua polonesa, porque querendo ou nao, eu ainda sei o basico e consigo entender as conversas apesar de nao saber de tudo. consigo o basico, coisa que eu nao entendo em alemao, hungaro ou checo.
fazendo uma media, a viagem foi maravilhosa, tirarando o mau humor repentino dos intercambistas nao brasileiros. mas eu os entendo.
fiquei feliz de conhecer tantos paises mas de estar vivendo na Polonia. esse pais e otimo, a economia e melhor do que a dos vizinhos pobres mas e mais barato fazer compras aqui, ja que ainda nao aderimos o euro.
encontramos MUITOS brasilieros na viagem, pois como disse um "Brasileiro e uma praga mesmo, estao em tudo quanto e lugar!" no comeco, ficavamos extasiadas. no fim, apenas perdeu a graca. a gente so falava: mais brasileiro? que legal...
Deus, muito obrigada. eu to sem palavras. uma vida mudada em uma semana.
nossa, tem muito mais pra viver ainda... quero so curtir tudo isso da melhor forma possivel!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

romeu e julieta

ok, sei que tenho muito para atualizar. mas, hoje so coloquei as fotos no orkut e facebook da minha viagem. vou tentar escrever o mais rapido possivel pra nao esquecer das coisas...
mas, enfim.. aproveitando o presente da minha mamae linda, hoje apresentei a GOIABADA para meus host parents. eles amaram... fiz eles comerem com queijo e falei: esse e o meu preferido, romeu e julieta.
o kacper, como sempre, queria comer tudo! haha, mas foi legal.
estou me dando bem com as criancas: hoje pintei com a Jula, ficou lindo! e depois jogamos o jogo da memoria. bem familia o dia...
e, pra terminar, dei um cartaozinho para a minha host mother. escrevi uma mensagenzinha bem simplezinha no marca paginas do smilinguido. no finalzinho, Bóg z nami. caara... so falta minha familia conhecer o verdadeiro Cristo. espero que Ele me use.. enquanto isso, consagracao, ne!
hoje foi dificil voltar ao normal, me adaptar de volta a rotina. complicado porque a gente quer tudo ao mesmo tempo, estar aqui e no Brasil... conhecer tudo e nao sair de casa.. que seja! a frase do dia e essa, que a Mah me mandou: Nobody said it would be easy, they just promised it would be worth it.

pra completar, um poeminha.. sem palavras! :)

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Machado de Assis

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

surpresa!

ACABEI DE RECEBER A CAIXA QUE A MINHA MAE FEZ COM UM KIT EXTRA DE SOBREVIVENCIA NA POLONIA! rapaiz, pensa numa menina que ficou travada?
primeiro, UM DESENHO DA MARIA JULIA.
segundo, UM DOCE DE GOIABA CASCAO
entre isso, tinha escova e pasta de dente... haha tinha que ser minha mae. e o paradoxo foi que ela me mandou uma caixa de sonho de valsa e docinhos de gominhas... nem gosto!
ela me manda dois livros, porque EU TO PRECISANDO DE LER MAIS NA POLONIA! os livros sao: "de genio e louco todo mundo tem um pouco" e "querido John" que sempre foi meu sonho ler... ela nao presta! haha
me mandou os documentos que eu precisava
e...
pra completar...
UM CARTAO ENORME COM AS ASSINATURAS DAS MINHAS LINDAS CRIANCAS DA IGREJA E DOS MEUS AMADOS IRMAOS E IRMAS... a coisa mais linda que eu ja ganhei. nao guentei nao, cara... foi dificil, hein... cada desenho, cada mensagem, me senti ouvindo a voz de cada um falando isso, todas as criancas na minha frente, me abracando... cada voz, tudo com sinceridade, de coracao. tinha que ser ideia da pastora! eu, simplesmente, amei.
nao tem palavras que possam descrever a alegria de receber um presente lindo desses!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

politicagem

pois e, ultimamente adei muito cabreira com o Brasil por causa de tanto politico ridiculo que se candidatou para as eleicoes, com propostas indecentes. ouvi o podcast do JV e fiquei consciente dos esquemas que acontecem e das novidades eleitorais do pais.
como se nao bastasse, essa fama tem chegado ate aqui na Polonia! ontem, quando estava andando de onibus, indo para a escola, vi uma mulher lendo uma revista e, para me deixar impressionada, vi duas fotos da Dilma! de certo eles falavam muito bem dela, porque so tinha foto dela sorrindo e sendo glamourosa.
ai, hoje, quando fui falar com a minha mae, vi no jornal uma camiseta de futebol brasileira. me interessei pelo que passava. quando fui ver, descobri que o Romario tambem foi eleito para ser candidato. eles mostraram o Romario, o Tiririca, mulher melao e muitos outros. espero que nao tenham falado tao mal do meu pais...
mas perai, TEM COMO FALAR BEM DE UMA COISA DESSAS?

domingo, 3 de outubro de 2010

descobertas

na sexta-feira, o meu bilhete do WKD (trem) venceu e a minha mae fez eu ir sozinha pedir o novo bilhete na "kasa biletowa". ACREDITEM OU NAO, eu consegui! eu nao falei muito, so "Proszę, samu na pazdziernik" e consegui falar pra ela mudar meu nome de Izadora para Isadora... "mój imię..."
haha, foi uma descoberta e tanto!

e, ontem, enquanto catava cogumelos com a familia, vi patos voando no ceu, migrando. fiquei encabulada, achei muito lindo. aquele meio triangulo voando, cantando, fugindo desse frio polones! SORTUDOS SAO OS PATOS...

urodziny

a festa do pijama nao teve nada demais. estava esperando mais, porque eu ate comprei leite condensado e achocolatado para fazer brigadeiro, mas antes teve uma festa com os amigos da dona da casa e eles ficaram la ate tarde, entao eu, a ola (nickname para Aleksandra.. meio nada a ver, mas tudo bem) e a wanda nem assistimos filme... so ficamos la vendo o tempo passar.
acordei 10h da manha no outro dia, fui para o Złote Tarasy esperar a minha familia ir me buscar para irmos para a casa do meu avo.
enquanto esperava, fui para fora do shopping aproveitar um pouco da luz do sol. fiquei entre o Pałac Kultury i Nauki e o Złoty, ouvindo as musicas do poeta Stenio Marcius... so aproveitando a vibe. dei uma choradinha, fui impactada pelo Espirito Santo quanto a salvacao. eu nao me canso de agradecer a Jesus por esse amor que me perdoa da minha imundicie. ai, Jesus, obrigada. so isso!
fomos para a casa do meu avo la pelas 14h, e eu descobri que era o aniversario dele. tentei falar que desejava o melhor pra ele (so lembrei do NAJLEPSZE). comemos e fomos para o super quintal dele. conheci o pe de malina (aproveitei para comer umas...), catei cogumelo (que, segundo a Nayra, e a melhor terapia, haha) e tambem vi as hortinhas dele. ele parece ser um avo super cuidadoso, uma gracinha. amei conhece-lo.
depois, fomos para a casa da minha avo, pois eles sao separados (obs: esses sao meus avos de parte de mae aqui, porque os de parte de pai moram na casa ao lado da nossa. eles tambem sao um amor: foram para a Espanha esses dias e me trouxeram presentes...). la, brinquei um pouco com a Jula e o Kacper. Comi uma torta com morango e creme DELICIOSA! ela cozinha suuuuper bem. mas ficamos pouco tempo la, porque ja fomos para a casa dos amigos dos meus pais. la, conheci a Karolina e as amigas delas. elas me chamaram para festa (apesar de nao termos conversado muito, gostei delas.)
assistimos MAM TALENT, que e sucesso aqui na Polonia, e depois assiti um filme frances. gostei demaaais! era uma historia normal, mas muito bem cantada, como um bom livro.
voltamos para casa super tarde e decidi que hoje, domingo, ficaria aqui. preciso de um tempo sozinha, para mim. eu e Deus. e tambem quero falar com a minha familia do Brasil, porque semana que vem nao vamos conseguir, ja que eu vou estar na viagem! UHU, mal posso esperar!

prova

ah, tambem esqueci de falar que aqui todos sentam em duplas. entao, quando as pessoas vao fazer provas na escola, elas ficam em duplas e, acreditem, elas nao colam.
e considerado muita falta de respeito. aqui eles levam a serio isso.
mas, eu ja vi uma menina fazendo cola entre os dedos e escondendo papeizinhos para se sair melhor na prova. a cola aqui existe, mas e muito mais discreta. acho que e para falar que eles sao bons, pra provar a competencia deles... DE VERDADE!
so na prova de polones (extra para intercambiarios) que a professora separou a gente. mas nem acho que seria necessario. diferentes culturas, sabe como e!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

obs para a escola



o terror da escola tem se transformado a cada dia. alguns sao maravilhosos, outros sao aturaveis, cansados e tambem tem os insuportaveis.
e muito complicado quando nao se entende nada do que as pessoas estao falando, quando se passa 7 horas em um lugar sem nada para fazer e poucas sao as pessoas que vem falar com voce. entretanto, quando voce fica durante um mes na escola, voce comeca a entrar no ritmo e tudo vai ficando melhor. por exemplo, hoje, sei mais polones do que antes; consigo participar de algumas aulas e algumas materias (como historia) passam a ser interessantes quando o professor comeca a falar sobre assuntos que eu ja conheco (como a colonizacao, portugal/espanha-americas).
eu ja participei de provas surpresas, quizes e provas normais. nao me sai tao mal quanto esperava. nessa semana, fiz prova de matematica, e o professor a fez em ingles para que eu pudesse entender. nao me sai tao mal, acertei 60% do que eu podia entender (a materia era equacao de segundo grau). ja fiz prova de WOS e quimica, mas essas eu nao entendi nada, apenas algumas palavras com auxilio de conhecimento previo e/ou dicionario.
o negocio e que ninguem liga para voce na escola. voce pode faltar o tanto quanto quiser e nao sao tao rigorosos quanto ficarem la dentro (so chegar no portao e falar "NIE MA LECIA! - nao tem aula!". mas estou participando das aulas para aprender o maximo de polones que eu puder. o cansado e que, nos dias em que temos que ficar para as aulas extras de polones, eu tenho que ficar o dia inteiro na escola, morgando, porque eu tenho que validar meu ano e e complicado ficar faltando. vou tentar dar um jeito de diminuir a minha carga horaria... (COMO EU SOFRO! haha)
nas aulas, as vezes eu tento participar, quando os professores comecam a lecionar em ingles. as vezes, pego um livro para ler. outras, apenas durmo, ouco musica, ou desenho no meu caderninho de anotacoes (obs: aqui todos os cadernos sao quadriculados... e muito estranho! e raridade caderno de linha normal, e eles nao usam caderno de 10 materias, e um pequenininho para cada materia. - mais pratico para guardar nos armarios...)
falando nisso, eu tenho um armario e estou me adaptando a usa-lo, cuidar da chave, etc. tem gente que chega na escola e sofre total transformacao: as meninas ate trocam de calcado! mas isso da pra entender, porque la fora geralmente e muito frio (por exemplo, ontem e hoje fizeram menos de 9 graus durante todo dia, com chuva e vento...) e la dentro da escola e quentinho, da pra ficar so de sueter e alguns ousam ficar de camiseta normal.
nos dias de chuva, e muito engracado e bonitinho ver todos os guarda-chuvas em cima dos armarios, fica parecendo um carnaval... ou frevo... QUE SEJA!
a minha escola tem 4 andares: o da cantina, que tem os armarios e umas salas meio embecadas entre eles. outros 3 so de salas de aula, com corredores enormes que as pessoas comem e conversam durante os intervalos de 10 minutos entre todas as aulas. nos precisamos trocar de salas a cada aula que muda, porque cada uma tem o seu material necessario. a de quimica, tem um mini laboratorio para o professor; a de historia, tem uns documentos, fotos de reis da polonia e uma foto enorme do copernico; a de matematica, tem poliedros e formulas penduradas na parede; a de fisica, tem uma mesa com equipamentos, tipo para volume, amperimetro, etc... mas nunca usamos, porque nosso professor so faz a gente traduzir um texto do ingles para o polones. mas ate hoje so fico vagando na aula... ITD;
hoje, fiquei chocada (mas nao comi choquito e nem tomei choque... rs)! na aula de ingles com o professor nativo da lingua britanica, tivemos que apresentar um trabalho, tipo de uma redacao, mas era uma apresentacao falada, sobre o sistema escolar: o que os jovens passam de problemas hoje e como o sistema pode ajuda-lo a melhorar. como havia ouvido o podcast do JV que falava sobre a geracao Y, dei uma de nerd e falei sobre o assunto e explicando alguns fatos que acontecem no Brasil (em 3 minutos, falei sobre o excesso de informacao e falta de formacao, globalizacao, a falta de experiencia para escolher faculdade e profissao - geralmente com 16 anos, etc.) eu tinha conteudo, mas fiquei muito nervosa e dei alguns erros de gramatica. eu me considerei na media, mas o professor, por algum motivo, me achou muito criativa, e me deu a maior nota da sala: 5 (a nota maxima e 6). todos, com uma boa oratoria e palavra, sempre tiveram defeitos, como os meus, e ficaram com 3 ou 4. eu merecia um 4, segundo uma amiga minha. eu tambem acho... mas acho que o prof. estava me motivando a continuar tentando, ou sei la... sei que ele e um professor muito rigido e eu esperava uma reacao diferente dele. fiquei muito surpresa, e feliz.. haha
enquanto isso, vou aproveitando. hoje vou numa festa do pijama na casa das meninas da sala de ingles. espero que de tudo certo e que eu aproveite ainda mais o que a Polonia tem de melhor! ;D