domingo, 26 de dezembro de 2010

wesołych świąt!

e o clima de natal, que ja havia comecado na escola, ainda esta no ar...
o natal polones e conhecido por ser celebrado durante tres dias, 24 (wigilia), 25 e 26 de dezembro. no dia 24, eu e minha familia nos reunimos aqui em casa, primeiramente apenas com o meus tios, primos e avos por parte de pai (porque os pais da minha mae sao separados e nao quiseram vir... segundo ela, eles sao muito.. especificos! haha) entao, nos preparamos e nao comemos carne o dia inteiro. nao foi tao dificil para mim, porque acordei meio dia e so comi alguma coisinha. passamos a tarde de quinta e sexta fazendo bolos e tortas e variadas comidas para a wigilia, a reuniao de natal a noite. enquanto cozinhavamos, a minha mae colocou para tocar um cd de musicas de natal cantadas pelo grupo mazowsze.. MUITO TIPICO, bem aquele climinha.. o ruim e que bem no dia comecou a esquentar e a neve estava derretendo, fazendo a imagem la de fora nao ficar tao bonita.
entao, quando todos chegaram e a primeira estrela apareceu no ceu, a festa comecou. primeiro, todos ficaram em um circulo e meu irmaozinho leu a biblia ilustrada dele falando do nascimento de Jesus. depois que ele leu, meu avo os conduziu a rezarem e depois cantamos wśród nocnej ciszy (UHU, CONSEGUI ACOMPANHAR!). depois, comecou a comelanca. a sopa de beterraba com pierogi foi servida primeiro e depois peixe com tudo o que tem direito foi servido a mesa tambem. todo mundo comeu muito, mas eu nao fiquei muito fa nao, porque tudo parecia bem nojento para mim. so as tortas que estavam bem gostosas e eu fiz bolo de prestigio, acho que eles gostaram =)
fiquei conversando um pouco com a familia e brinquei com as criancas. teve uma hora que a minha mae falou para irmos para o quarto dela (la em cima) brincar e ver tv que tava passando DOBRANOCKA, uma coisa assim.. a principio eu nao entendi e a Julka ficava doida pra ir la pra baixo. ai, quando ela conseguiu sair do quarto, ela foi la pra baixo e a minha mae bateu a janela da lareira, falando tchau pro papai noel. a arvore de natal tava cheeeia de presentes, muito lindo, e eles pediram para eu ir entregando os presentes pra todo mundo. depois que acabei, corri pro meu quarto e peguei os que tinha comprado pra minha familia (pra minha mae e pai, uma garrafa de vinho espanhol com uma barra de chocolate suico, pro kacper, o melhor livro do mundo e pra julka uma biblinha ilustrada). acho que eles gostaram e vou tentar usar isso pra aprender polones e ensinar um pouco de Jesus pra familia =) eu amei os meus presentes! ganhei um chapeu de russo roxo (uma coisa nao muito da moda, mas engracada que eu tava com vontade de usar), um livro infantil de contos poloneses, um livro em portugues de portugal, dois cds e um par de luvas pro inverno, uma gracinha! amei tudo!
depois de tudo, todo mundo comecou a conversar. as criancas foram brincar. eu brinquei um pouco com eles, com o meu pai tambem no pimbolim e tudo mais.. so que quando o pessoal foi falar com a Paula eu decidi vir pro quarto e procurar alguem do Brasil pra conversar. a internet, pra me ajudar, tava uma porcaria e nao consegui falar com ninguem. o legal e que pude ligar pra todo mundo que tava na polonia, desejando feliz natal. e recebi diversas mensagens tambem.. super bonitinho!
no outro dia, acordei meio dia de novo, fui preparar alguma coisa pra comer e veio todo mundo pra comer comigo, e serviram tudo da wigilia para mim. acabei nao comendo nada daquilo, so um bauru que o meu tio fez pra mim. conversei um pouco com meu pai e minha irma a tarde pra matar a saudade e contar as novidades. depois, fomos para a casa da babcia aqui do lado para comermos juntos. a familia se reuiniu de novo, mas dessa vez foi bem simplesinho. gosto de la, e um lugar bem aconchegante. depois voltei pra casa e falei de novo com a familia, dessa vez tava todo mundo na casa da tia maria e foi uma gracinha.. diz que todo mundo chorou! eles escreveram num papel e mostraram na webcam "feliz natal/nos te amamos/ familia cano/ mato grosso do sul".. eles tavam tomando sorvete de MEGA e comendo CHOCOTONE. para com isso, anda bem que eu nao estava la.. hahahaha
ai eu fiquei em casa mesmo, meu tio veio no computador e passou uns filmes para mim. acabei passando a noite assistindo filme enquanto o resto da familia fazia nada.. so que antes disso, eu fui la para baixo fazer um cha pra mim e conversar um pouco com a minha familia. lembrei de falar para eles dos desejos dos meus pais sobre o natal, agradecendo por tudo o que eles fizeram por mim e fiquei com um no na garganta de falar isso em voz alta. fiquei com lagrima nos olhos e falei um thank you apertado.. meu pai ficou me olhando.. olhando.. mas nao falou nada pra ninguem, so me deu um sorriso. ai ai, como eu amo essa familia..
ai hoje a gente acordou e eu fui arrumar as malas porque amanha a gente vai viajar. aproveitei para dar uma geral no corpicho e preparar tudo. fomos almocar na casa dos amigos da minha familia, na Iwona (aquela que eu gosto muito, que e catolica mas tem umas ideias bacanas). a comida foi super boa e eles gostaram de me ver falando mais polones.. conheci mais um pouco de gente mas acabei ficando sozinha um tempao porque eles comecaram a conversar e nao falaram muito comigo.. haha
ai, finalmente escrevi tudo. espero que nao tenha esquecido de nada. ok, dobranoc!

aventuras com Lorena

na semana depois de Wrocław, tava todo mundo com raiva porque acabou muito rapido. entao, durante a semana, combinamos de nos encontrarmos em Varsovia, pelo menos os brasileiros, para um encontro que o rotary daqui ia fazer, promovendo a capoeira de um grupo local.
entao, convidei a Lorena para vir pra casa :), a Lucila foi pra casa da Nayra =D e o Caio tambem veio e ficou na casa de um amigo da Gathe. Alem dos Brazucas, conseguimos fazer com que os mexicanos Sabdiel (ADOOOOOLFO!) e Gerardo viessem tambem. Acabou vindo mais gente, mas a turma do priemeiro dia foi praticamente essa. Ficamos a tarde inteira de sexta esperando todo mundo no Złoty Tarassy e acabou que arrumaram uma festa na casa da Pati pra gente ir. A gente foi so pra falar um oi, mas acabou que chegamos tarde em casa porque pegamos o WKD tarde e a minha mae ficou um pouco preocupada com tudo isso porque os pais da lorena sao bem rigidos. Quando a gente entrou no carro, o meu pai falou so oi e nem falou nada. a Lorena, de tao cansada, dormiu ja no carro e nem deu pra falar nada tambem..
MAS no outro dia, vencendo o sono e o medo de falar com o resto da familia, acordamos, arrumamos e fomos para Varsovia depois de conversar um pouco com a minha mae e fazer moral com a familia. Ela nem estava tao brava, tava normal. O ruim e que eu e a Lorena pegamos na conversa no WKD e esquecemos de validar o nosso bilhete. o que aconteceu? O cobrador entrou e nos fomos multadas. E claro, tentei conversar com ele e expliquei o que estava acontecendo, conversei em polones com ele e em portugues com a lorena pra falar que a gente era mesmo do Brasil, mas nao teve jeito, porque todos em volta estavam olhando e a gente teve que ser multadas :/ logo que saimos, pagamos os benditos 80 zł e fomos pegar o tram para ir na reuniao da capoeira (que ja estavamos 1h atrasada). liguei para a Nayra e perguntei o que a gente tinha que fazer, e pegamos o devido trem. so que a cabecona falou errado e a gente pegou para o lugar errado. entao, esperamos e depois nos encontramos no lugar certo para ir pro lugar da reuniao. tinha pouca gente, o evento foi mal divulgado e era num lugar que parecia uma boca de fumo, entao so ficou a gente brasileiro la. logo que chegamos, pegamos uma coxinha pra matar a saudade. quase que eu surtei com aquilo. ai a gente viu uma apresentacao meio louca de sopro no tronco que eu nunca vi no Brasil. conhecemos uma Bahiana muito bonita, arretada! Chamava Rose e a gente conversou muito com ela. ela, falando a verdade pra gente, falou que nao gostava da Polonia, que morria de saudade da bahia de todos os santos dela, de acordar e ver o mar da janela da casa dela e tudo mais.. conversamos sobre um monte de coisas; ela tem duas filhas e e casada com um polones. mora aqui ha tres anos e tem vontade de voltar pro brasil. foi legal ela falar tambem que nao gosta de falar ingles, que apesar do polones dela nao ser dos melhores, ela ta na polonia e faz questao de fazer parte daqui. eu achei isso muito bacana e me deu uma forca pra continuar aprendendo essa coisa dificil.
a gente, FINALMENTE, comeu feijoada. a coisa mais gostosa que eu comi nos ultimos 4 meses! maravilhosa, o sabor incomparavel. o cheiro.. tudo! tinha tambem farofa e foi um sonho. tive que repetir e nao me arrependi :) o pessoal tentou fazer caipirinha mas nem virou.. o cara comprou cachaca que dizia ser brasileira, pagou maior caro e nem deu certo de fazer. hahaha
acabou que a gente passou boa parte do dia la, e meio que de tarde, eu e a lorena fomos para a nowy świat tomar cafe e esperar para uma outra festa brasileira que ia ter no indeks. acabou nao tendo e a gente ficou andando pra la e pra ca procurando um lugar pra ir. enquanto isso, decidimos comer no KFC (eu, a lorena e o caio) e, quando a gente tava fazendo o pedido, que musica comeca a tocar? RAGATANGA! eu e a lorena comecamos a dancar maior empolgadas e o caio veio avisar a gente da musica, tipo, a gente se econtrou no KFC e nao parava de rir.. haha
depois fomos para um lugar por 20 minutos, encontramos o resto da galera e voltamos para casa um pouco mais cedo pra fazer moral com a minha mamae.. haha
no domingo, eu e a lorena acordamos e minha mae me chamou para irmos na sańki (que eu nao sei traduzir pro portugues). a gente ia andar de trenozinho na neve. ja ficamos super empolgadas. e, quando preparavamos o nosso cafe da manha, comecou um filme na TV polonesa... TAINA 2, A AVENTURA CONTINUA! eu, como uma isadora doida que sou, comecei a gritar pra casa inteira, a rir parecendo crianca, so de ver um filme em portugues aqui. foi muito bacana e combinou com o que a gente tava passando no fim de semana!
entao, fomos na sańki e me diverti demais. levei dois tombos epicos, um que atropelei um homem e outro que cai sozinha de perna pra cima. mas nem ligo, pensei que iam ficar roxos enormes na minha perna so que acabou ficando de boa.. acho que por causa do gelo.. haha
depois minha mae trouxe a gente pra casa pra trocar de calca e depois nos levar pro WKD e irmos pra varsovia patinar. eu, nessas horas, ja estava o caco. mas mesmo assim, fomos insistentes e fomos patinar perto do Pałac Kultury. para a minha alegria, nao cai nenhuma vez! uhu, e tava todo mundo la, se despedindo. a gente se despediu naquele dia do Gerardo, que ta indo de volta pro mexico em Janeiro. foi triste, mas fazer o que!
ai, logo voltamos para casa, porque tinhamos que ir na aula na segunda. entao, fomos na aula. foi normal, faltamos nas aulas de WF e ficamos na internet por um bom tempo. quando voltamos para casa, fizemos bolo e brigadeiro pra wigilia que eu pensava que seria na terca, mas acabou sendo quarta e eu fiquei muito nervosa na terca porque levei tudo pra escola e ninguem fez o favor de me lembrar do que ia acontecer! :@
pra completar, naquele dia eu tambem perdi a chave, entao so faltava taca tudo pra cima e sair dando tiro em todo mundo.. hahaha
quando chegamos em casa, minha mae falou que iamos enfeitar a arvore de natal. antes, tinhamos que esperar meus irmaozinhos, entao eu e a lorena fomos dormir. acabamos dormindo muito e eles deixaram apenas algumas coisas pra gente terminar de encrementar a arvore. no fim ficou linda, a minha mae ficou ate tarde enfeitando e eu gostei ate!
aproveitamos depois o tempo livre para falar com as familias e tudo mais. nesse dia eu fiquei sabendo do acidente que aconteceu com o portuga e quase tive um troco de nervosa. ai, essa terca feira foi osso.. haha
mas entao, na quarta acordei com um animo ate mais ou menos. nos preparamos de boa, como sempre, e fomos para escola. so que nao esperavamos em ver todo mundo usando roupa social, salto e tudo o que tem direito de vestir no mundo! tava todo mundo muito chique la, e eu de all star =)
mas mesmo assim, teve um teatro bem legal da sala da Justyna e do Brett, em que o Brett era um bebado e ficou muito bacana, porque deu pra entender tudo ja que era tudo em ingles. eles falaram do verdadeiro sentido do natal, tipo esses teatros que a gente faz em escola e em igreja, mas vai saber se isso tem algum sentido pra eles!
uma turma cantou as kolendy, com o professor de biologia e mais uma galera. ficou super bonitinho e animado. o bom foi entender um pouco e praticar as musiquinhas que eu ja tinha aprendido na aula de polones.
ai, depois, teve a wigilia da nossa sala. eu, a millie e a lorena fomos la e tinha um monte de comida e coisa gostosa. acabou que ninguem comeu o meu bolo e o brigadeiro ficou todo dedado (o que nao foi um problema, porque quando trouxe pra casa, no outro dia nao tinha mais nada porque todo mundo ATACOU). na hora do opłatek, todo mundo passou maior tempao de pessoa em pessoa desejando coisas para o ano novo e tudo mais. fiz questao de falar com todo mundo e fazer desejos em polones. foram poucos e repetitivos, mas mesmo assim, fiz um esforcinho..
a comida tava ate gostosa, comi um muffin muito bom! =D
o ruim foi o amigo secreto, que eu ganhei uma caneca com uns docinhos. so. uma caneca que nem da polonia e. gente, perai, eu sou intercambiaria, sera que nao da pra ter uma consideracao?! afs. e pra ganhar o presente, o michał que tava vestido de papai noel pediu para eu cantar uma musica em portugues. ai eu falei rapidao "jingle bell, acabou o papel, nao faz mal, limpa com jornal" ai ele riu e eu peguei meu presente e sai correndo. outra parte ruim tambem foi ver a Julia Czerwińska olhar meu presente e nao ter nenhuma reacao. tipo, ela abriu tudo, viu o livro que ela queria. beleza. colocou os rafaellos na mesa. beleza. viu uma pulseirinha brasileira e nao entendeu o que era e ficou brincando de enforcar as amigas com ela. beleza. e depois, leu o marca pagina que eu coloquei no livro desejando tudo de bom pra ela e mesmo assim, ela nem olhou na minha cara e nem me agradeceu. beleza.
poloneses.. vai entender!
ai, depois, foi so correria! ah, na quarta eu achei a chave do meu armario gracas a Deus.
ai levamos a lorena e o caio na estacao, ficamos esperando no vuco vuco com medo de dar problema, mas so deu com o Caio que ao inves de ir para Wrocław foi para Bydgoszcz... haha
no fim deu tudo certo.. e a viagem de volta de WKD foi triste sem minha miguinha lorena pra conversar.. :)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Wrocław

O nosso encontro de fim de ano foi realmente maravilhoso! Fomos para Wrocław, passar apenas um final de semana com todo mundo do intercambio. Saimos de Warszawa na quinta, dia 09 de manhazinha. Passamos quase que o dia inteiro no trem e a vista do caminho todo coberto de neve e maravilhosa, parece que eu estou naqueles filmes de guerra! Quando chegamos em Wrocław queriamos sair para conhecer a cidade. Entao, como tambem estavamos com fome, fomos comer zapiekanka e no caminho, em meio a uma tempestade de neve, eu vi o quanto tudo estava lindo! Tinha uma arvore de natal enorme no centro de uma praca la e um monte de lojinhas, como na Old Town de Warszawa vendendo comidas, acessorios de inverno e tudo mais. Tinha tambem uns gnomos grandes e depois fiquei sabendo que a cidade e conhecida por gnomos, umas pequenas esculturas de prata espalhadas por toda a cidade representando uma acao politica que aconteceu a mais ou menos 20 anos durante o comunismo para dar voz a quem queria falar na epoca. Nao lembro direito a historia, mas e alguma coisa assim.
Nos ficamos algum tempo em um barzinho, que agora o clima ficou bem melhor ja que as pessoas nao podem fumar mais la dentro, e a minha alegria de estar com todo mundo compensou o lugar em que estavamos. Logo fomos para o hotel encontrar o resto do pessoal e comemos pizza!
No outro dia, fizemos um tour pela cidade cheia de neve. Visitamos o panorama Racławicka, uma obra de arte magnifica. E um quadro, pintado como se fosse em uma tela enorme de 8m de altura por 12 de comprimento, se eu nao me engano, representando a batalha de Racławicka que envolveu diferentes povos, entre eles poloneses e russos de diferentes regioes. Quando ficamos la, parecia que estavamos no meio da guerra, porque metade do espaco tem objetos reais que nos ajudam a nos sentir na pintura. Existe toda uma historia por tras disso, e eu nao consegui prestar atencao ja que o som estava muito baixo e eu acabei me distraindo e conversando com as pessoas. Depois que saimos de la, fomos andar um pouco mas quase nao aguentavamos de frio pois estava nevando muito. AH! o nosso guia morou por 5 meses em Portugal e ele sabia falar portugues. Bacana foi ver ele com um sotaque polones imitando o tropa de elite "NINGUEM VAI SUBIR!" e mandando os brasileiros calarem a boca para o escutarmos. Fomos a algumas igrejas e uma delas tinha meio que um parque de diversao em miniatura dentro, eu me sentia naquelas lojas antigas de brinquedos de criancas. Tinha milhares de arvores de natal e tantas luzes, tanto brilho! Eu fiquei me sentindo uma crianca la, so que o negocio e que as pessoas vao por causa do brinquedo e nem lembram que aquilo e uma igreja. se lembrarem que e igreja, nao lembram da essencia dela pelo menos.. haha
Fomos num mercado que nao fizemos quase nada la e tambem em uma escola de freiras onde estavam enterrados muitos lideres poloneses, reis e pessoas que governaram Wrocław enquanto ela nao era polonia. Tambem passamos pela ponte do amor, cheia de cadeados nela, onde os casais compram um cadeado, escrevem seus nomes, trancam na ponte e jogam a chave no rio. Super romantico! So pra nao falar que nao fiz nada naquela ponte, tirei uma foto com o Gerardo pra zuar, falando que ele era meu novio *espanhol. Ah, nessa ponte, la em baixo, tinha um gnominho bonitinho :)
Wrocław e interessante, porque pertenceu a diferentes povos. entao ha uma grande diversidade de lugares para visitar. por exemplo, no sabado, fomos com o grupo em uma igreja protestante la. tudo bem, nao tinha nada a ver com a nossa do Brasil, porque ela era nos mesmos padroes das antigas aqui, grandes, com ouro por todo lado, algumas imagens e fria. mas o negocio e que ela nao tinha santos e em suas paredes tinham versiculos em alemao. no fundo da igreja, uma foto de martinho lutero. So que tinha umas coisas estranhas, uns macacos, umas caveiras, umas espadas, sei la, muito coisa da epoca. Sei la, perdeu a graca quando perdeu Deus, em qualquer lugar que for, seja numa igreja catolica, protestante, polonia, brasil... :S
No sabado tambem fomos a um castelo que foi usado por varias familias reais e que depois foi um dos lugares para estrategias de Hitler na Segunda Guerra. Muito bonito e a neve ainda deu um charme! Depois nos levaram de onibus para uma caverna enorme usada tambem na segunda guerra. Eles construiram tuneis dentro da montanha como protecao, esconderijo. entao, quando os avioes vinham e atiravam, jogavam bombas, eles estavam intactos la. Hitler nunca chegou a ir, e tem coisas que nunca descobriram o proposito, como um espaco enorme cavado (acho que 8m), mas da pra perceber a mente cabulosa do cara pra planejar umas coisas dessas. As pessoas morriam com poucos meses ali, porque nao recebiam quase nada para comer e as condicoes de trabalho eram pessimas. O frio era imenso la dentro! Ruim foi quando eles apagaram todas as luzes e fizeram simulacao de guerra: todas as brasileiras ficaram abracadas, de maos dadas com medo de faze alguma coisa ruim. confesso que quase chorei, pensando nas pessoas, no corre corre, no frio e no calor, na agonia e na dor.. ai credo!
Massa foi, ao sair dos tuneis, la de fora, a paisagem estava maravilhosamente polonesa: uma montanha cheia de arvores e coberta de neve com uma bandeira polonesa hasteada em nossa frente, imagem digna de foto! Ao voltarmos para o onibus, fizeram guerrinha de neve na gente. Alias, guerrinha de neve e o que nao faltou: levei na cabeca e a coidada da mackenzie chegou a levar uma na cara enquanto pousava para foto no castelo.
As noites no hostel foram muito legais, porque fizemos festa de aniversario para a Nayra na sexta e no sabado, ficamos ate de madrugada conversando e brincando. Na sexta, teve amigo secreto e as pessoas nos outros paises brincam diferente (so entregando o presente) e demos a dica para fazer aquele misterio e todo mundo tentar adivinhar. Foi muito legal e acho que fiquei overexcited, tentando adivinhar tudo de todo mundo. Eu tinha saido com o Mark e dei uma blusa bem bonita para ele, que, quando comprei, lembrei do meu pai, porque ela era listrada e ele NEM GOSTA! quem saiu comigo foi o Gerardo e ele me deu um cachecol grande e marrom que eu realmente estava precisando porque os meus sao todos pequenos. no sabado, eu fiquei um tempao conversando com a galera e cheguei a dormir uma hora, acordando so depois com um monte de menino no quarto e eu boiando la. Depois de um tempo, deu um pampeiro la porque o povo foi brincar de verdade ou desafio e eu fiquei boiando so olhando as duentices que eles faziam...
O problema e que tudo passou muito rapido, ja tivemos que despedirmos de muitos (os australianos voltam para casa em janeiro e o gerardo volta pro mexico pra estudar) e foi muito triste despedir das brasileiras, companheiras de quarto (ficamos em 8 no mesmo quarto, 6 brasileiras + kate e sam).
No trem de volta pra casa, fizemos um corre corre e tivemos que ficar no corredor por um tempo, depois entrando em cabines separadas. Eu fiquei na mesma que o Mark e tive o prazer de ve-lo dormir de boca aberta enquanto eu nao tinha sono algum.. haha
Amei ver todo mundo e o encontro ja deixou saudade!

carta de fim de ano ao rotary

Ola, pessoal de Cassilandia! Estou mandando essa mensagem para, primeiramente, agradecer essa oportunidade que voces me deram, de estar vivendo o melhor ano da minha vida. Quero que saibam que estou muito feliz aqui, na Polonia. Realizando o meu sonho, conquistando metas e tudo mais.
Tenho passado por realidades bem diferentes da minha do Brasil. Por exemplo, agora chegou o inverno e a neve tomou conta de todos os lugares! A paisagem e linda, tudo branquinho... E eu ando me sentindo em um freezer. Desde o comeco do inverno, a temperatura mais quente que eu passei foi 1 grau positivo, se nao me engano. Tem nevado todos os dias e e muito engracado ver voces do Brasil preocupados comigo ouvindo as noticias de mortes na Polonia por causa da neve. O negocio e que a minha rotina nao mudou nada: tenho que acordar cedo todos os dias, ir para a escola, vou pra academia, saio de casa a noite... faco tudo so que com alguns graus a menos do que antes. O que aparece na TV e que os desabrigados que morrem, porque realmente e muito frio quando nao se tem uma casa para ficar. A gente fica na rua no maximo por meia hora e ja entramos em algum lugar com aquecimento. Aqui os transportes publicos tem aquecedores, as casas sao quentinhas e tambem andamos na rua como se fossemos ursos, cheios de roupas. Para falar a verdade, a maioria dos poloneses tambem aproveitam da desculpa do frio para beber, e esse e um dos motivos pelo qual o pais e conhecido pela Wodka. Mas, para isso eu nao dou a minima. O legal e a COMIDA! Sempre antes de comermos, pelo menos nas casas de familias tradicionais, e servida uma sopa para esquentarmo-nos do frio. Depois sao servidos os mais variados pratos. Como a minha familia e maravilhosa e a minha host mother e uma cozinheira de mao cheia, comida boa e o que nao tem me faltado (o motivo de eu ter engordado uns bons quilinhos...). A minha sopa preferida e de tomate e as comidas sao pierogi (tipo de uma massa recheada as vezes com batata, queijo, cogumelos, repolho, morango...), naleszniki (como se fosse uma panqueca), pączki (parece com o "sonho" que a gente come no Brasil so que e recheado com um monte de coisas diferentes) e muitas outras coisas. As tortas aqui sao maravilhosas, uma das minhas preferidas e a szarlotka (torta de maca) que as vezes e servida com Chantilly e com sorvete. Realmente, a comida polonesa e maravilhosa (isso porque eu nao falei dos chocolates que tem virado os meus melhores amigos e a grande variedade de queijo que e encontrada aqui - tem queijo que nem no QUEIJO E VINHO voces servem! haha) e eu posso garantir que pelo menos de frio e de fome eu nao morro aqui!
Agora, estamos numa epoca bem tradicional aqui no pais. Porque a Polonia e considerada Catolica, existem muitas "regras" na epoca do natal: na vespera, nao podemos comer carne de vaca e muitos fazem tipo de um jejum e nao comem nada ate a meia noite. Quando da meia noite, eles servem uma mesa com 12 comidas diferentes, eles comem e vao dormir. Eles tem tres dias de festa, que sao 24, 25 e 26. Geralmente passam com a familia e ficam juntos, como no Brasil. Mas eu fui numa Wigilia (que e como eles chamam a vespera de natal) ontem e aconteceu realmente o previsto. O que eu achei estranho foi que eles nao falaram sobre o nascimento de Jesus, eles estavam interessados em comer e beber apenas. Isso eu acho complicado, porque uma epoca de festa tao bonita, tao legal, perdendo o sentido e virando apenas um ritual...
Aqui eles passam o mes em comemoracao. Interessante e que na Polonia, eles comemoram o dia do aniversario (urodziny) e o dia do nome (imięniny) que, como eles tem um santo para cada dia do ano, cada dia tem o seu nome que e o nome do santo. Entao em dezembro, dia 6, e o dia do nome do Mikołajki (Nicolau) que e o papai noel... como consequencia, e o dia do papai noel e as criancas ganham presentes! ADIVINHA SE EU NAO GANHEI! Acordei com uma sacolinha na porta do meu quarto e quando voltei da escola ganhei mais presentes (acessorios de frio e CHOCOLATE!). Ganhamos presentes tambem no natal, que eles deixam debaixo da arvore de verdade, toda enfeitada. Falando em enfeites, as cidades que perderam a cor das flores por causa do inverno ganham a cor das luzes. Todas estao maravilhosamente enfeitadas! Na semana passada fui para Wrocław e eu achei os enfeites de la ate mais bonitos do que os de Varsovia (da capital). Em todo canto tem pisca pisca, papai noel e tudo natalino. Nas lojas so tocam musicas de natal e, na semana passada na minha aula de polones, aprendemos a cantar os hinos de natal tipicos daqui.
Ah! O meu polones tem se desenvolvido a cada dia. Em comemoracao aos meus 4 meses de Polonia, meus pais aqui me elogiaram quando conversamos apenas em polones e eu falei um monte de coisas sem travar e com a conjugacao correta de verbos, nomes e adjetivos (acredite, isso e quase impossivel de acontecer)! Eu fiquei muito feliz pelo elogio e espero falar meio que fluente daqui uns dias. Minha professora aqui e um amor, ajuda a gente sempre e nos atualiza sobre as tradicoes polonesas.
No final do ano, enquanto voces estaram nas praias e nadando de piscina, estarei na estacao de esqui que fica perto ao maior rio da Polonia, o Wisła (Vistula). Vou passar o reveillon la, mas logo tenho que voltar porque o intervalo de ferias para o fim de ano e muito pequeno (apenas uma semana) e ja tenho que ir na escola no dia 3 de janeiro! Aqui, minha mae falou que geralmente eles usam preto na virada, porque "vestido branco e para noivas"!
Sobre a troca de familias, ainda nao sei se vou trocar mas e muito provavel que nao, porque la em casa eu me sinto quase no Brasil e gostei muito do jeito que eles me tratam, como se fosse mesmo filha deles. Estou muito satisfeita e e provavel que conversemos com nosso conselheiro para deixar as coisas como estao.
Eu tenho muitas outras coisas para contar, como minha ida no teatro polones com a minha sala (assistimos Les Miserables), a paixao dos meus irmaozinhos por brigadeiro (que eu tenho que fazer toda semana), e tudo mais. Mas queria apenas deixa-los a par de um pouco do que estou passando aqui e que realmente tenho aproveitado muito, feito muitas amizades, conhecendo um pouco um mundo diferente, buscando pensar mais e VIRANDO GENTE!
Espero que o meu pai mostre algumas fotos para voces do meu inverno aqui e do meu boneco de neve!
Novamente, muito obrigada pelo apoio e pela oportunidade.
Desejo a todos um feliz natal, lembrando da essencia dessa data, e um ano novo com muita alegria, paz, fe e amor, aproveitando esse calor brasileiro e a alegria de estar no pais tropical.
Saudacoes polonesas! Do widzenia...
Isadora Cano, 16/12/2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

geografia

hoje, na aula de geografia, me senti muito brasileira!
por enquanto, tem sido uma das unicas aulas que eu realmente entendo o que eles conversam, entao hoje parei para prestar atencao e deixei meu livro de lado. eles estavam falando sobre produtos agricolas e sabia que iriam falar do Brasil. na aula passada, eles falaram sobre mandioca, batata e batata doce e quando perguntei se havia mandioca na polonia, me chateei ao saber que nao tinha, mas fiz um obs na aula e fiquei toda me achando quando falei Tęsknię za manioką e todo mundo ficou AAAAAAAAAAWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW! (nem fiquei vermelha...)
nessa aula, meu coracao bateu quando a professora falou sobre o cafe brasileiro, que somos o pais que produz 1/4 do cafe mundial e que a qualidade e incomparavel. quando ela falou sobre a cana de acucar, fiz um obs sobre a minha regiao, as queimadas e que isso tem ajudado no biodiesel, usando tudo o que eu aprendi na escola. fiquei toda orgulhosa ao saber que o Brasil, nesse aspecto, e muito bem visto por aqui :D

Mikołajki

Ontem, quando acordei, fui pra minha rotina: tomar banho tranquila.. quando voltei para o quarto, percebi uma sacolinha de natal na porta do meu quarto. Na hora, lembrei que era o dia que os poloneses comemoram o dia do papai noel (6 dezembro). Dentro da sacolinha, tinha um par de brincos e um chaveirinho de celular de um porquinho. CUDOWNY!
Fui pra escola tranquila e passei o dia em Warszawa por causa da academia. Quando voltei, minha mae pediu para o meu pai fazer o resto de sushi para mim (que eu NEM fiquei feliz..) e enquanto isso fui para o meu quarto, porque minha mae falou que eu teria mais dois presentes: um da babcia e um da zuzia, minha priminha/vizinha. eu ganhei rafaello e outro chocolate, uma meia lindinha que, alias, estou usando agora, e uma meia que nao tem a parte do pe, e so a perna (nao sei o nome em portugues e esqueci o polones.)
para compensar a familia e para dar um presente pra eles, decidi fazer bolinho de chuva para eles, ja que tinha aprendido a fazer no sabado no aniversario da Nayra e os intercambiarios amaram (a millie ficou ASSIM com a canela que nem era amiga dela...). acho que a minha familia gostou porque so sobrou um pouco para eu comer de manha. enquanto fritava os bolinhos, os meus irmaozinhos se divertiam no novo jogo do PS3, que a gente pode jogar parecendo o nintendo WII. eu joguei umas vezes ontem e quando fui ver, a malina comecou a comer o resto da massa que eu tinha deixado de canto para fritar depois. ai, tive que jogar fora metade da receita, por isso que ficou pouco :/
o dia foi muitooo familia. e eu amei jogar no nintendo.. finalmente um jogo de video game que me entende! eu falei que era boa: hoje joguei com o Martin uma partida de tenis e ganhei de 20 a 8!
quanto ao dia do santo Nicolau, eu nao me importei com ele. nao me importei em ganhar presentes. apenas curti o dia, como Deus me deu, pois so Ele e o criador de tudo isso e decidiu, assim, me dar um presentinho lindo desse que e a felicidade de ter lacos de familia desenvolvendo por aqui. finalmente, me sinto parte dessa familia. e eu descobri o quanto amo receber presentes-surpresa. eu amo a sensacao de surpresa!
pra compensar a bagunca que eu fiz na cozinha, lavei a louca e deixei tudo arrumadinho, lembrando dos dias de domingo que passava com a minha mae depois do almoco lavando a louca e conversando com ela sobre a vida... o meu proposito aqui nao foi fazer moral com a familia, mas sentia o meu coracao fazendo aquilo para honrar o nome do Senhor.
hoje, quando vinha pra casa no WKD, ouvi aquela musica do Caetano Veloso "Voce e linda e sabe viver, voce me faz feliz..." sei que nao sou digna, mas espero poder tirar um sorriso do coracao do Pai nas minhas atitudes. :)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Les Misérables

apos um dia muito corrido e um tanto quanto estressante, realizei o meu sonho de ir para o teatro assistir um musical. na verdade, foi o primeiro musical que eu ja assisti na vida e, sinceramente, fiquei muito satisfeita.
antes de ir, minha mae me sugeriu que lesse um pouco da historia para ficar por dentro do que aconteceria la, ja que as musicas seriam cantadas em polones. eu li um pequeno resumo, mas mesmo assim valeu a pena.
eu fui com o pessoal da minha sala, mas na verdade ninguem se importou que eu tivesse la. ficamos sentados nas partes de cima do teatro e eu tive uma visao ate que boa. o show foi grande mas eu me diverti com as imagens que vi. e as musicas eram cantadas de coracao, tao emocionantes! a tragedia era narrada tao bem e, apesar de nao entender muita coisa, consegui entender o basico e entrar no clima da historia.
fiquei apaixonada com as bombas estourando e fiquei reflexiva sobre os miseraveis que temos hoje no mundo. sera que seriamos capaz de fazer uma revolucao daquelas, em uma epoca de revolucoes (ali, era na franca na epoca da guerra das duas rosas, se eu nao me engano)?
o ruim da noite foi esperar mais de meia hora para pegar o trem de volta para casa porque a menina que me ajudou a guardar o casaco nao desempacava e chegar em casa a meia noite! :@
mas eu amei. jestem bardzo zadowolona!

acostume-se com a neve

o meu primeiro dia de neve BRUTA foi segunda-feira passada. tipo assim, caiu muita neve!
eu e as meninas (nayra, agathe e millie) queriamos fazer um boneco de neve no parque Łazienki, mas porque estava muito frio, acabamos desistindo no meio do caminho. eu comecei a academia entao fiquei em Varsovia por um tempo.
apos sair toda mimada da minha nova academia, de ter malhado, feito aula de step/pump/tudo misturado e tomado um capuccino de graca, fui correndo para a estacao Dworzec Zachodnia, porque a Reduta exigia uma grande caminhada na neve para chegar la. acontece que eu me atrasei porque fui confundida com um relogio errado e, novamente, cheguei na estacao com 1 minuto de atraso. primeiro que foi dificil andar, porque tudo estava escorregadio e coberto de neve. e quando eu cheguei nos ultimos degraus da escada, uma menina teve que me ajudar a subir, mas mesmo assim nao consegui.
tinham uns meninos bebados la em cima e comecaram a rir de mim. mas o pior ainda esta por vir, porque quando voltei, escorreguei na escada e nao conseguia me levantar porque nao tinha lugar para me apoiar. entao, passei frio por mais meia hora e, finalmente, fui para casa me esquentar!
hoje, sofri de novo porque o meu onibus da escola nao chegava na estacao. entao, eu decidi, apos umas meia hora de espera, pegar outro que me deixasse perto da escola. mesmo assim, tive que andar muito e passei muito frio. uma tecnica que eu aprendi e: colocar a touca na cabeca e enrolar o cachecol nao so no pescoco mas tambem na boca e no nariz para poder respirar melhor.
e use luvas... das bem grossas. juntamente com calcados impermeaveis.
a ideia das brasileiras e construir um aquecedor ambulante, que te esquenta em qualquer lugar que voce vai. bom seria se o sonho virasse realidade...

domingo, 28 de novembro de 2010

pa, jesień!


na quarta feira passada, como sempre, voltei mais cedo da escola. caminhando para casa, fui reparar nos ultimos detalhes do outono: as arvores sem folhas, a paisagem ja escura, sem cores vibrantes, e as pocas na estrada de terra de Podkowa Leśna. justo naquele dia, eu falei tchau pro outono. sabia que daqui uns dias ja viria a neve e eu nunca mais ia ver o outono daquele jeito (pelo menos durante o intercambio)
JUSTO NAQUELE DIA, nevou a noite. acordei abismada porque deu muito certo, sabe?
ontem, quando falava com o portuga na internet, a minha mae chegou aqui no meu quarto e falou para eu olhar la de fora. estava nevando de novooo! e muuuuito! eu fiquei parecendo uma crianca, mas e tao lindo ver a neve caindo!
ai eu fui la fora correndo pra sentir a neve caindo gelada no meu rosto e pisar num monte de gelo branquinhoo no chao. comi um pouco de neve e fiquei brincando com os cachorros, fazendo bolas e tudo mais. foi lindoo! duży śnieg padał w Podkowie Leśnej!e hoje, acabei de voltar com a familia da igreja. fiz o meu primeiro BAŁWAN (boneco de neve) - ouvi minha mae abismada no telefone falando que "onde ja se viu, uma menina de 16 anos fazendo o primeiro boneco de neve" haha! fiz o meu primeiro anjinho na nevee! tudo la no parquinho ao lado da igreja. andei com aquele carrinho que escorrega na montanha e tambem fiz GUERRA DE NEVEE!
sei que vou ter muito tempo para repetir isso, mas e maravilhoso ver a cidade BRANQUINHA, quase sem cor alguma. as arvores escuras com retoque preto.. e lindo!
que sonho...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

doces brasis

na quarta feira passada, depois de chegar de Krynica, estava muito cansada. mas nao sei o que que me deu que eu decidi fazer um bolo de cenoura para a familia. entao, passei a tarde cozinhando e, quando ficou pronto, a familia ficou toda animada para comer apos o obiad.
gracas a Deus, deu TUDO certo. coloquei ate cobertura de chocolate por cima. eles amaram e eu acho que aqui eles nao fazem bolo de CENOURA, deve ser estranho para eles.eu trouxe para a escola para as minhas amigas experimentarem, e tambem a minha professora de polones. trouxe alguns pedacos apenas, porque o resto a familia ja havia comido. igualmente, todos amaram. fiquei super orgulhosa de ter uma mae brasileira que me ensina a cozinhar tao bem! :D
enquanto falava sobre o prato, falei do meu cafe (kawiarnia), que trabalhava la e que servimos cafe BRASILEIRO com bolo e as pessoas amam.
fazendo uma propaganda do Brasil, sinceramente, acho que passei uma boa imagem (e sabor tambem!)
ai, eu e as brasileiras marcamos para ir la em casa no sabado para fazermos uma noite do harry potter e eu iria fazer bolo de novo para elas. eu fiz a minha parte e a agathe foi fazer um arroz para a gente. o ruim e que ela colocou muita agua e ele ficou UMA PAPA! no final das contas, a gente fez um mexido, com ovo, salame, queijo e arroz papado. (que falta que me fez um feijao e farofa!) mas ficou bom do mesmo jeito.
os arrozes nao estao dando certo ultimamente... vou ter que colocar a mao na massa e fazer um do meu jeito pra ver como que fica. COM SAL! haha
no final das contas, a gente nem assistiu filme, porque eles sempre travavam no final e quando parou de travar, eu dormi. como sempre fui a primeira e depois as meninas dormiram tambem. so acordei porque a Agathe me chamou pra arrumar as coisas e dormir certo. pensa numa menina que estava cansada! :P
e no domingo, almocei com a minha familia no Sphinx com o irmao polones da minha mae e a prima dela (polonesa que mora na noruega, casada com um alemao - obs: os filhos falam as tres linguas. e tem menos de 10 anos os dois, mas nao tive o prazer de conhece-los). la, eu pedi um prato com o nome de churrasco. sei que me veio um prato enorme, com um bife parecendo uma picanha (so que sem a gordurinha), metade de arroz e salada grega. nunca pensei que seria capaz de comer aquilo tudo, MAS EU COMI! e passei o dia inteiro digerindo a comida, mas mesmo assim, valeu a pena. *-*
e, anteontem, depois que eu cheguei da aula de polones, a Jula pediu para que eu fizesse brigadeiro para eles. eu fiz, mas separei um pouco para fazer bolinhas. eles simplesmente AMARAM (apesar de eu nao ter colocado chocolate granulado e sim acucar.) e o meu pai chegou me falando: brigadeiro jest piękne!
ontem, quando eu falei que nao ia no Rotary e que eu ia ficar em casa para dar uma descansada, o meu pai falou: vai ficar para fazer comida brasileira? eu fiquei com do, mas respondi: nao, nao.. hoje nao...
ai ai.. preciso colocar mais em pratica meus dons culinarios aqui. parece que as pessoas estao gostando :D


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

meu sono

que droga. ontem eu estava muito cansada e desanimada e resolvi ficar em casa.
e o que me aconteceu? NEVOU EM VARSOVIA. como nao fui na reuniao do Rotary, perdi essa.
mas, pelo menos, para compensar, antes de dormir tive um tempo muito mara com Deus, entao nao sei se trocaria.. estava precisando de um tempinho sozinha com Ele.
ai ai ai

cześć, kret!

tenho 3 novidades maravilhosas: primeiro, eu vou assistir um musical dos LES MISERABLES com o pessoal da minha classe. tipo, vai ser num dos lugares mais chiques para teatro na polonia. foi um pouco carinho, mas SO UMA VEZ NA VIDA, tem que aproveita, nee? to muito feliz que a minha mae deixou. (as intercambiarias ficaram falando que era perca de dinheiro ja que eu nao ia entender nada. mas tem gente que gastou mto mais pra ir no show de LADY GAGA, entao eu falei assim: eu nao gasto dinheiro com bebida e cigarro, vou gastar com o meu prazer, ne? ai elas concordaram, tipo: verdade, vc tem razao) TAMA ESSAAAA
a segunda e que, a Justyna me mandou uma mensagem perguntando sobre a minha familia daqui (host family) e tudo mais. ai eu respondi e ela falou que a mae dela esta querendo me "adotar". tipo, ela nunca nem me viu, mas elas estavam conversando e ela ficou querendo ser host family de algum intercambiario. noossa, cara, fiquei muito feliz.
e tipo, eu nem tava querendo trocar de familia, mas ter alguem QUERENDO que eu fique na caasa, e outra coisa, ne? a gente ainda vai dar uma estudada no caso.
outra coisa e que a agathe teve uma ideia e eu to maior apoiando: a gnt comecar a ajudar uma instituicao carente, ou pessoas com cancer, aids, sei la. eu fiquei ate de boca aberta quando ela falou e ja coloquei diante de Deus. a gente vai agitar alguma coisa. acho que vamos ser voluntarias, porque criar um projeto sozinhas e mto complicado.. sei la, tamo estudando o assunto tambem.
de qualquer forma, coloquei tudo diante da presenca do Pai e espero que Ele me ajude. caaara, imagina falar do nome dEle servindo para melhorar a vida das pessoas aqui? de qualquer forma, so a ideia ja me animou demais!

e meu polones esta de vento em popa! segunda, eu tirei nota maxima em um texto que eu escrevi sobre a minha familia. eu precisei de ajuda de uma amiga da minha classe e tambem de usar o dicionario, mas a professora ficou mto orgulhosa. =D
e, o mais legal de todo. aprendi uma palavra.
KRET. a gente tava falando sobre desenho animado e eu fui pesquisar esse nome no dicionario porque eles tavam falando sobre isso. acho que e um desenho ou sei la. quando eu vi a traducao, tava escrito: toupeira.
pensa numa menina que riu! que riu! eu ri demaaaaaais..
ai anotei o nome na mao pra memorizar ele. quando eu cheguei em casa, o meu pai olhou e falou que os amigos dele o chamam desse nome porque, no futebol, ele e daqueles que chuta a bola e meio kg de grama junto. hahaha

Ruy Barbosa

Na sexta feira, eu nem fui na escola. eu e um monte de intercambiarios fomos para uma escola de Varsovia chamada Ruy Barbosa para fazermos uma apresentacao sobre o Brasil incentivando-os a irem fazer intercambio la. fizemos a nossa parte, nos apresentamos e passamos um video de uma companhia de turismo brasileira. e nessas horas que a gente se sente orgulhosa pelo pais em que moramos e foi LINDO! amei mesmo...
a escola foi super bacana, la as pessoas sao mais simples (todos andam de pantufa ou sapatinho baixo pra nao sujar a escola - e nao de salto como na minha). gostei de ver bandeiras do Brasil e coisas em portugues.
e saudade da terrinha...

Krynica





nossa, depois de mais uma semana eu venho atualizar sobre a minha viagem de Krynica. tomara que eu nao esqueca de nenhum acontecimento. entao, vamos la!
quando fui pegar o onibus para viajar, fiquei com medo de pegar o errado. cheguei na estacao um pouco mais cedo e fui tomar um capuccino (na desculpa de conseguir a senha para entrar na internet, mas acabei nem me conectando de medo de perder o onibus). e tao bom tomar alguma coisa quente no friiiiio! quando cheguei la, consegui pedir pro motorista colocar minha mala no bagageiro e fui me sentar la num banco qualquer. o onibus nao tava cheio (tambem, quem vai pra krynica? haha) e quando me sentei naquele banquinho minusculo, lembrei muito do meu pai. antes de vir pra ca, a gente fez tanta viagem de onibus. fez muita falta, fiquei la sozinha no meu banquinho. na noite passada, carreguei meu IPod com podcasts do JV pra ir ouvindo no caminho. isso foi muito bom, porque ajudou o tempo passar. mas acontece que o motorista era um completo idiota, porque ele nao parou para a pausa do xixi e eu fiquei segurando por 4 horas! eu lembro que ficava perguntando com o meu pobre polones pra ele e ele nao parava! (obs: de tao pequenos que sao os onibus aqui, nao tem minibanheirinho la no fundo) eu lembro que eu estava quase chorando quando chegamos em Kielce e eu pude aliviar a barra... haha
pois e, depois foi so esperar. no caminho, mandei uma mensagem para a minha mae polonesa, agradecendo-a por ser tao boazinha comigo, de dar tantas oportunidades e ser uma familia tao boa. acho que ela ficou feliz pelo reconhecimento.
quando cheguei em Krynica, os avos da Luiza e que foram me buscar de primeira. eles eram bem simpaticos e a gente conversou um pouco em polones. fiquei tao feliz que ja estou desenvolvendo minhas tecnicas falatorias! quando a Luiza chegou no carro, dei um abracao nela. tava com tanta saudade da minha amiga!
a consequencia disso e que ficamos pelo menos dois dias sem parar de falar. tagarelamos e tagarelamos em portugues, e quando fomos passear com a mae dela, ela chegou a reclamar para a parente dela que a gente so conversava.. PAPAPAPAPAPAPAPAPAPAPAPA
depois de uma otima noite de sono (ok, nem tao boa porque a gente foi dormir muito tarde depois de conversar muito...), a gente acordou e se arrumou para andar por Krynica e conhecer a cidade. conheci os pontos principais, e fui em um lugar para conhecer a saudavel agua de la (QUE FEDE OVO PODRE) e eu nao tomei porque a gente esqueceu a caneca de tomar a agua. haha
depois de um passeio bacana e de fotos horriveis, a gente foi para a casa da amiga da Luiza, Pati, na cidade vizinha, em Muszyna. la a gente se preparou para fazer um arroz carreteiro.
o maior erro da noite foi que a gente colocou acucar ao inves de sal e o arroz ficou uma PAPA! a gente so descobriu isso no meio do preparo do prato e colocamos quase que um kg de sal pra ver se consertava. mesmo assim, nao deu muito certo. a gente enrolou um monte e o arroz quase queimou porque a panela era louca. a gente teve que mexer o arroz! afs.
o pessoal comeu e achou ate bom (nao ficou a pior coisa que ja comi, mas a aparencia foi de merenda ruim de escola.) mas o que salvou foi o bolo de chocolate que a gente fez na vespera com alguns brigadeiros em bolinhas.
depois de tudo isso, a gente foi assistir filme. ok. nao quero lembrar disso porque foi american pie e passei nojo disso pelo resto do fim de semana. uii..
mas a gente tomou terere la tambem. e tinha tambem um chinchila que ficava passando de mao em mao. caara, eu nao gosto de rato, mas eu tive que ficar segurando ele porque eu falei que era bonitinho e a menina ficava colocando ele na minha mao... sem falar que eu acho que ele fez coco em mim, mas espero que seja apenas uma impressao.. uii...
no outro dia ficou combinado da gente passear com a Dorota (mae da Luiza). a gente foi na montanha de bondinho. a paisagem de outono e que compensou, foi lindo! la eu tomei duas aguas da cidade, uma com um gosto muito forte de ferro que parecia estar enferrujada e a outra que era para engravidar. ok, nao quero engravidar, mas so fiquei sabendo depois que tomei e para falar a verdade, era a agua mais gostosa. mesmo assim, nem ligo. haha
la, a Dorota achou uma avela igual a do esquilo da era do gelo, que, claro, tirei uma foto para a Maria Julia. haha
ai, quando a gente voltou, foi a melhor parte: comi uma szarlotka perfeitaaaaaaaaaa! a apple pie de um hotel/restaurante era maravilhosa, com um pedaco enorme de torta, uma bola de sorvete e um tantao de chantilly do lado. fiquei apaixonada, maravilhosa!
no outro dia, a gente foi fazer arvorismo. foi A aventura. tipo assim, chegamos la meio dia mais ou menos e so voltamos para casa a noite. so pra provocar, escolhemos fazer o mais alto e depois a tirolesa. nos primeiros exercicios, fiquei provocando a luiza, chamando ela de pamonha porque nao andava logo. parece ser tao facil, mas e MUITO dificil. teve um obstaculo que eu tive que puxar a cordinha porque eu nao consegui passar por ele :(
mas eu amei fazer tirolesa! foi muito massa, fiquei me achando do exercito! e ficar gritando no meio daquele monte de coniferas? muuuuito mara..
depois a gente ficou para fazer um churras a la polonesa la no lugar mesmo. o Piotr (pai da luiza, que e muito legal) comprou umas salsichas para comermos com pao, ketchup e mostarda. que saudade de comer carne em churrasco, com mandioca e farofa! hmm...
como era sabado, a gente teve que sair a noite. a gente estava super cansada, mas mesmo assim, fomos procurar alguma coisa para fazer. no final so andamos e fomos em dois lugares que os jovens se encontram na cidade. conversamos um pouco e voltamos para casa as 22h porque a mae da luiza nao autorizou a gente ficar mais (se ficassemos, nao teriamos onibus para voltar)
as amigas da luiza sao legais, eles sempre falam em polones com ela e isso e otimo para praticar. e da para perceber que eles estao interessados em conhece-la, ja que isso e uma novidade para eles.
no outro dia, fomos para a montanha mais alta de krynica. fomos de gondola (teleferico) e a vista la de cima era maravilhosa! daava vontade de gritar e lembrei da minha paisagem da fazenda. dava para ver a eslovaquia de la de cima e do outro lado, foi muito massa ver a montanha de Zakopani por cima das nuvens. nossa, chega dar calafrio so de lembrar. mas nao tinha neve e a gente nao pode aproveitar para descer esquiando. entao, a familia dela fez a gente descer TUDO a pe! com direito apenas a apenas uma parada no caminho para tomar leite com NESCAU, porque aquilo nao era chocolate quente. nao foi tao ruim assim, mas a gente estava tudo quebrada por causa do dia de ontem e quando chegamos em casa, o que queriamos era apenas herbata e ficar deitada na cama assistindo filme...
so que ainda haviamos combinado de ir patinar, entao la vamos nos, aprender a patinar em Krynica. o tempo todo tive que segurar a mao de alguem, seja da luiza ou do pai dela. eu andava parecendo que estava cagada. mas mesmo assim, me diverti muito. e o meu unico tombo foi filmado, gracas ao pai da luiza que estava fazendo fotos e por um toque de Deus quis fazer um filme na hora do desastre... haha. o youtube me salvou --'
http://www.youtube.com/watch?v=a3UKEg6biCc
foi bacana tambem achar jogadores de hoquei. eles estao em pausa na temporada, mais ainda quero muito ver um jogo de hoquei aqui. os homens parecem tao grandes e fortes!
o legal foi que a familia dela me chamou para ficar mais um dia, entao liguei e pedi para os meus pais que prontamente aceitaram meu pedido =D
no entanto, tivemos que acordar cedo no outro dia para ir para a escola dela. o mais importante que fizemos foi que falamos do Brasil nas aulas de ingles e demos umas aulas de portugues. pelo menos para fazer o tempo passar logo!
quando chegamos em casa, ficamos esperando o tempo passar para chegar a tarde e ir para a piscina e sauna. um dos maiores rituais que a gente fez foi assistir filme. o destaque foi Greese, nos tempos da brilhantina, que eu nunca tinha assistido e amei. haha e tambem ameei tomar leite com sucrilhos de iogurte (sentirei falta para sempre.. ://)
entao, quando fomos para a piscina em um hotel super chique de la, ficamos fazendo exercico e comentando sobre a vida alheia (so pra variar). ficamos um pouco na sauna e depois fomos comer pizza! no caminho, agradeci a Dorota pelo tempo tao gostoso que fiquei la. acho que ela ficou meio que honrada por ouvir isso e a Luiza tambem gostou de saber. acho que foi bom para dar uma animada na familia. o ruim e que eles tem uma filha que esta no Brasil e nao esta aproveitando muito o intercambio, atrapalhando um pouco o da Luiza.. afs..
para falar a verdade, esse foi o pior dia. nao porque aconteceu alguma coisa, mas porque eu sabia que ja estava me despedindo. fiquei pensativa o dia inteiro e no final da noite, chamei a luiza pra uma conversa. falei pra ela da importancia dos amigos, para ela aproveitar tudo isso. durante esse tempo que passamos juntas, a gente compartilhou muita coisa: lutas, familias, amigos, filmes, comilancas... foi muito legal, depois de um chororo que deu na gente, poder orar por e com ela. eu falei que ela era um milagre aqui para mim, porque ficar nessa polonia sem ninguem para conversar (pelo menos cara a cara) sobre Deus e complicado e fiquei feliz de poder me abrir com ela durante esses dias. ai ai ai.. um milagre mesmo!
no outro dia, nem quis acordar com a Luiza. primeiro, pelo cansaso, segundo porque nao queria me despedir. so falamos um tchau bem rapido e ela saiu. a Dorota foi me levar la na rodoviaria e foi bem bacana. a gente nem conversou muito, mas pude perceber que ela estava feliz. falei que voltaria e ela quis que eu voltasse. ficou falando tchau na janelinha para mim. foi uma gracinha!
o ruim foi voltar ouvindo High School Musical, porque eu coloquei o meu IPod para tentar passar umas musicas no computador da Luiza e acabei passando as delas para o meu sem querer. as musicas dela, ate que sao boas, mas as da host sister nao e tive que ficar mudando de musica toda hora no caminho.. de Zack Efron para Vanessa Hudgens e High School Musical. af
esse onibus, gracas a Deus, parou mais para o xixi. tambem porque tinha UM MONTE DE VELHOS que, ate mesmo antes de sair, deram briga. duas velhinhas discutindo em polones por um banco! pensa se eu nao quis rir: "nao, eu que comprei na janela!" "mas eu preciso ficar na janela, senhora..."
no meio do caminho, uma velhinha sentou ao meu lado e tirou um livrinho da bolsa. apos fazer o sinal da cruz, fiquei curiosa para ver o que ela lia e era um livrinho religioso. ela tentou tirar um terco da bolsa para rezar mas ai se distraiu com um programa de comedia que passava na TVzinha do onibus. eu fiquei tao impactada com isso, e queria falar alguma coisa para ela. chamar a atencao dela para Jesus e desfocar da religiao. enquanto isso, lia o texto de Atos em que Pedro evangeliza um homem que passa de carroca lendo um texto de Isaias mas nao consegue entender nada. eu fiquei pensando o que falar, procurando as palavras certas.
quando chegamos em Kielce e vi que ela ia descer, depois que ela agradeceu pela "companhia", eu nao aguentei e perguntei para ela se ela confiava em Jesus como unico salvador da vida dela. ela arregalou os olhos e pensou um pouco. no canto do olho, vi que a mulher da cadeira da frente virou e se perguntou o que que tava acontecendo. a velhinha respondeu TAK. pelo menos isso, mas espero que o Senhor tenha chamado a atencao da vida dela depois de alguma forma.
voltei cansada, apos o dia inteiro no onibus. cheguei em casa e quis dormir. o ruim foi ir para a escola no outro dia de manha... zzZZzzZzz

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

um bom fim de semana

ha algumas semanas, a karolina (parente da minha familia aqui, considero ela prima porque nao sei qual a relacao dela com os meus pais aqui) me convidou para ir a casa dela passar uma noite. combinamos para esse feriado pois a minha mae iria pra la no sabado, entao passei a noite de sexta pra sabado la.
a gente nao conversou muito. primeiro porque o meu polones e uma bagaca e o ingles dela ajuda nas conversas basicas e eu acho que ela nao queria arriscar muito a fim de colocar o papo em dia. e tambem porque ela e bem quietinha. mas eu gosto do jeito dela, na dela, de boa. a gente se encontrou na sexta no Zloty Tarasy, tomamos um cafe e fomos de PKP pra casa dela. no caminho, ela me contou umas historias engracadas do que ela ja sofreu com a temperatura (um dia ela foi pular uma poca d'agua e conseguiu rasgar a saia haha) e a gente foi rindo ate a casa dela.
tivemos mais conversas de ficar muito tempo rindo e isso foi o que me fez gostar dela. ela e bem gente boa...
a amiga dela, Ella, foi la para assistirmos Gossip Girl de noite, a terceira temporada.
assistimos uns 3 episodios e ja fomos dormir, porque ela tava bem cansada. acabei acordando 10h no outro dia e nao tinha muita coisa para fazer.
fiquei brincando com as irmazinhas dela e a tarde teve uma festinha de aniversario de uma das meninas. foi bem bacana, ajudei a arrumar a decoracao e a salinha ficou bonitinha =D
cheguei em casa cansada, mas ainda assim quis ficar um pouco na internet. resultado: acordei tarde no domingo tambem e acabei nao indo na igreja com os meus pais, apenas me arrumei para ir no aniversario da Lorena (mexicana). fiquei pronta e saimos de casa, mas primeiro fomos a uma Arena em Pruszkow, onde estava tendo um campeonato internacional de bicicleta. nunca tinha presenciado uma coisa daquela. o lugar era bem grande e tinha ate gente filmando. foi bacana porque foi a primeira vez que fiz aquilo. o ruim e que eu fiquei meio sozinha la, e, enquanto muitos se animavam, eu nao sabia para quem torcer...
saindo de la, fomos comer num restaurante em Briwinow. o meu prato, uma lazanha, foi o que mais demorou pra chegar e eu tive que comer sozinha.. o bom e que meus pais conversaram comigo enquanto comia e ficou tudo bem. estou me sentindo bem da familia, uma filha deles (apesar de no fundo no fundo eu ainda sei que isso nao e verdade..)
finalmente, fui para Warszawa e encontrei as meninas para comprar um presente pra Lorena. fomos para o boliche e achei uma otima ideia que os pais dela arrumaram tudo e todos estavam la tendo uma diversao gostosa, sabe? fazia tanto tempo que nao jogava boliche e eu me diverti muito brincando la...
depois, eu fui jogar hoquei de mesa com a Agathe e a consequencia foi que todo mundo foi pra la depois que cansou do boliche. a gente tambem dirigiu aqueles carrinhos de fliperama e dancamos no tapete de musica.. bem coisa que eu realmente AMO fazer!
voltei meio tarde pra casa e bem cansada... mas foi bom, valeu a pena, o fim de semana me deu uma forca pra sair um pouco da depre, da rotina! :)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

meu mumu

e ele sempre disse que eu me lembraria dessas palavras quando nao estivesse perto dele. seja maldicao, bencao ou apenas experiencia, eu lembro e isso ainda aperta um pouco o coracao...
"O seu pai e a sua mae sao as pessoas que sempre se importaram com voce, que sempre te amaram. Importe-se com eles."
Eu nunca pensei que sentiria tantas saudades do meu pai. Ficamos muito tempo sem se falar desde a ultima vez e ve-lo hoje pelo skype me deixou um pouco mais alegre (apesar do dia estar um pouco tristonho - chuva, outono, "solidao"). So de ver aquele sorriso, de ver a sinceridade de que ele realmente queria falar comigo, de ver como ele me ama.
Enquanto falava com a Andreia, ele foi comer amendoim e voltou com a barriga de fora (bem tipico de mumu) e eu so lembrei dele. De como a simplicidade dele, apenas de ser um pai, importa pra mim e de como eu sou grata a Deus por ser filha dele.
sinceramente nao vou continuar falando o que eu sinto, porque nao quero ficar limitando as minhas palavras sem sentido.
pai, eu te amo. sinto sua falta.
sua princesa.

querido john

ok, terminei de ler Querido John (finalmente, porque eu fiquei enrolando 1 semana para que o livro nao acabasse logo).
quando terminei de ler (na sala) nem fiquei muito chorosa.. fiquei recentida, com algumas lagrimas nos olhos, mas ainda nao tinha caido a ficha.
o negocio foi chegar em casa depois e ver o trailler do filme que a Manuks me mandou. acabou comigo. eu falei pra ela que fiquei apavorada, mas nao acho que ela acreditou.. haha
e a musica que toca no fundo? I'M MILES AWAY FROM WHERE YOU ARE.
ok. sem palavras, so choro... ui ui..
http://www.youtube.com/watch?v=r0fq5dd0C60&feature=fvsr

actually it doesn't matter where you are in the world, [the moon] is never bigger than your thumb...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

pique nique improvisado


hoje fui para Varsovia e me encontrei com as brasileiras, Agathe e Nayra. quando cheguei la, elas deram a ideia de comprarmos comida no KFC e irmos fazer um pique nique improvisado, porque nenhuma loja estava aberta em razao do feriado. tudo bem, compramos tudo e fomos pra Nowy Swiat. armamos a bandeira do Brasil em um banquinho proximo a estatua do Copernico e comemos nosso lanchinho.
a licao do dia foi de servico, porque enquanto comemos, apareceu um "mendigo" e comecou a pedir dinheiro para a gente. eu, toda frescurenta, de cara ja fiquei com medo e nem falei com ele. mas a agathe falou "nie mowie po polsku" e ele comecou a pedir dinheiro em ingles. OBS IMPORTANTE: aqui os mendigos falam ingles! e o segundo que eu encontro... e a brazuca falou que haviamos gastado tudo com comida. o bacana foi que ela ofereceu uma das cochinhas apimentadas do KFC como ajuda e ele aceitou. achei muito bacana e fui confrontada: por que nao foi voce que fez isso?
antes do acontecimento, ela havia falado que precisava ir a igreja e "tirar o peso da consciencia", mas o que eu reparei foi que aquilo foi uma otima pregacao, pelo menos pra mim, de como fazer a sua parte numa sociedade que nem sempre e o que os outros falam.
ao sair, o mendigo nos disse: "God bless you"...

domingo, 31 de outubro de 2010

meu sorriso precisa de mais rosto

mais perfeito do que isso, apenas estando la. hoje, pela primeira vez, participei de um culto na igreja, no domingo. nem um pouco tradicional, a turma do Zequinha esteve la e fiquei muito feliz de poder ouvir a palavra que foi transmitida para a gente. parecia que alguem havia contado toda a minha vida para o pastor e ele transmitira a palavra apenas para mim. ele falou sobre Romanos 12:01-02 sobre sermos pessoas que querem agradar, acima de tudo, ao Deus todo-poderoso e que deixam-no transformar suas mentes a cada momento, para sua honra e gloria!
e maravilhoso ver como Deus pode usar tudo: internet, fuso horario, feriados... para louva-lo e engrandece-lo. ver cada rostinho, ver todos louvando o Pai, ouvir cada risada, segurar um abraco por webcam... foi tudo maravilhoso e eu nao parava de sorrir...
muito, muito, muito obrigada, Deus, Pai, Amor, Amado.
parece que meu sorriso nao cabe na boca e o que eu sinto e que eu estive em casa, novamente, por certo tempo. como e bom ver a familia toda reunida! eu amo meus irmaozinhos lindos e maravilhosos. nao posso esquecer de dar valor nessa liberdade linda que temos... nao mesmo!
agradecimento especial tambem para meu amigo portuga, que arrumou tudo, talvez perdeu a concentracao no culto pra traduzir as coisas pra mim e por me mandar ir dormir porque tava preocupado... afs! haha
bom mesmo foi saber que o pastor tem cara de Bill Gates, o bruno e o Kaka e o geandre o Tim Maia... haha
ah! um obs para o fuso horario: hoje, no primeiro dia do horario de inverno, dormi a tarde para ter energias para a noite mara de festa e alegria. dormi as 15:50h e acordei as 17h.. o problema foi que quando acordei, ja nao havia mais luz. NOITE AS 17H? ok, isso me deixa com mais sono ainda... cade o dia? cade o sol? cade a luz??

sábado, 30 de outubro de 2010

gordinha come salada de gordo!

hoje passei o dia comendo comidas estranhas, polonesas.. nao fiquei muito fa nao, e cheguei em casa querendo comer coisas gostosas. finalmente, minha mae fez uma salada muito gostosa e eu nao quero esquecer, entao vou anotar o que tem pra eu fazer quando chegar no Brasil: abacaxi, alho, atum, queijo, maionese e milho. tudo cortado em pedacos ate regulares e misturados, ficou MUITO bom, lembrei da minha irma Gabriela, que gosta de fazer umas coisas misturadas com atum.
ah, ontem fiz uma coisa que so vou contar daqui a um mes. so pra nao perder a data.
a outra coisa que e uma novidade pra mim vai ser o horario de inverno: aqui, a hora e atrasada 1h para aproveitar a luz. hoje, o sol estava se pondo as 5h da tarde e amanha diz que ja vai estar de noite as 5h. o horario vai mudar essa noite e espero que me acostume a essa mudanca. o ruim e que estou passando um pouco de frio porque sinto falta do sol, do calor e da energia dele. acho que amanha vou dar uma volta no quarteirao so para aproveitar mais esse presente precioso que Deus me deu.
o que me encanta aqui e o por do sol, o sol do oeste como se fala em polones (słońce zachodni) e as cores que ele causa no ceu. amo ver o sol com uma cor alaranjada e o ceu pintado com listras de nuvens com todas as cores que podem combinar. o contraste entre as arvores sem folhas do outono com as raras luzes do por do sol me matam, me deixam sem folego... eu quero tirar uma foto, mas espero que essa imagem nunca saia da minha cabeca.
valeu, Deus, o Senhor e um artista!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

seja simples!

hoje o dia foi muito engracado, porque estava preparada para fazer compras e pensava que ia no shopping center. mas, de ultima hora, decidimos ir ao brecho! a millie levou eu e a agathe e nos ficamos rodando la e acabamos comprando roupas por kg; eu ja tinha ouvido falar mas foi muito engracado ver as balancas nas lojas em que entramos. da um vuco vuco danado e um monte de gente querendo ver as coisas de uma vez.. sem falar no tanto de velhinhas (e no tanto de roupa para velhinhas...)
no final de tudo, fomos ao rotary normalmente. mas o que eu estou percebendo e que estou criando um vinculo bem bacana com as meninas. hoje aproveitei um pouco o dia com a agathe e a millie. elas sao uns amores. pena que nao pude sair com a nayra hoje, ja que o Mr. Stoma chamou a atencao delas por nao estarem frequentando todas as aulas.. hahaa
que seja..
mas sei que foi bom descer do salto e lembrar um pouco dos meus dias de bazar da pechincha, provando as roupas bregas e mechendo nas caixas empoeiradas do projeto.. e tambem da musiquinha da propaganda... "SABADO!" hahahahahahaha
o negocio e que hoje eu era a cliente e me orgulhei disso :P tama essa riqueza.com!
acabei comprando algumas bluzinhas nao muito quentes, so de meia estacao para usar na escola. uma boa compra para um bom dia.
ok, teraz jestem zmęczona i chcę iść spać!
dobranoooooooc

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ps...

ai, acabei de assistir PS: EU TE AMO, e tava precisando de um filme desses hoje
chorar rios, vendo um amorzinho tao lindo desses...
aaaaaaaaaiii (L) nao canso desse filme!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

we just wanna love You

yeah...

http://www.youtube.com/watch?v=FYESNOPpXV4&p=28B5E6C5D71A334F&playnext=1&index=54

nao da vontade de ficar louca de tanto dancar com Deus com essa musica?
quero ficar szalona da graca de Deus... AAAAAAAAI MEU AMOOOOOOOOR LINDOOOO

acorda, menina!

sonhava com uma novela, onde tudo acontecia muito rapido. muitos problemas para serem resolvidos e pessoas estranhas cruzavam meu caminho. para falar a verdade, talvez estavam ali algumas famosas, no entanto nao consigo lembrar de quem eram.
de repente, a minha querida irma Janaina me aparece, com um cabelo cumprido. e ela comeca a falar da Isabella, que comprou maquiagem e ta toda que todas. eu avisto, entao, uma menina, com uma roupa rosa, toda metida, andando de salto e maquiada. eu nao aguentei e comecei a rir. o problema e que eu ri tanto que ri na vida real, e esse foi o meu despertador do dia, porque esqueci de colocar o celular para despertar. acordei um pouco atrasada, mas mesmo assim consegui chegar a tempo de participar das minhas aulas na escola.
quando fui pegar o trem, mais ou menos 7:05 da manha, a lua ainda estava no ceu e eu me encantei: 7h da manha com a lua cheia ainda pintando o ceu! uma maravilha...
fiquei apenas encantada..
o dia foi ate normal, umas pessoas do Conselho da cidade de Varsovia foi fazer uma pesquisa na escola e ficou dando workshops na minha sala de aula. ganhei um mapa da cidade, mas foi meio dificil entender o que ele ta dizendo. fiquei feliz pois pude falar para a minha sala onde morava, onde gostaria de morar e os motivos tudo em polones. :D
***
os mais ceticos podem julgar o meu alarme de hoje como um mecanismo do meu corpo, pois ele esta acostumado a acordar cedo. tudo bem, pode ate ser. mas, sem Deus, sera que seria possivel eu acordar com uma gargalhada?

domingo, 24 de outubro de 2010

miniculto, eu e Deus

http://vimeo.com/14688939

hoje Deus ta me ensinando algumas coisas, foi bem bacana o dia comecar com um intensivo de busca da Palavra e terminar com uma pregacao me ajudando a contornar tantas lutas da vida.

"quando Jesus faz, Ele faz muito melhor do que aquilo que a gente perdeu. vale a pena ir a Jesus, porque o consolo dEle e muito mais profundo do que o sofrimento que nos atingiu; o perdao dEle nos torna mais forte do que eramos quando pecamos; e a alegria que Ele nos devolve e mais profunda do que a que perdemos. (...) o milagre dEle e sempre superlativo, e sempre muito mais do que pensamos ou imaginamos. vale a pena ir a Jesus."

dia do nome?

na ultima aula de polones, descobri que podemos cantar a musica de feliz aniversario (Sto Lat!) em tres ocasioes: aniversario, casamento e dia do nome (se eu nao me engano, imięnne). eu pensei que era apenas uma consideracao, que as pessoas nao considerassem isso na verdade.
mas, me enganei.
hoje foi o dia de aniversario de um primo meu, Łucasz. mas, na casa deles, houve duas comemoracoes, porque tambem e o dia do nome do irmao dele, Rafał. e muito engracado, e o motivo por isso existir e como se fosse dia de algum santo, como existe nos paises catolicos. se hoje e dia de sao joao, por exeplo, hoje e dia do nome joao. entao, quando as pessoas ficam mais velhas, elas nao comemoram o aniversario (urodiny) e sim o seu dia do nome (para nao ficarem contando a sua idade... coisa de gente velha, ne?)
enfim... sei que o hoje o dia foi bem bacana, porque os meninos me chamaram para jogar video game com eles. eles indicaram FIFA e eu, mais que prontamente, aceitei. primeiro porque era o unico jogo que meus amigos jogavam no Brasil (e eu nem gosto de lembrar deles, ne...) e segundo porque tambem queria treinar e ver como que se jogava no XBOX. achei muito bacana, apesar de perder muitas vezes e provar que eu sou pessima no jogo. de primeira, eu nao joguei contra meu primo e sim no mesmo time dele. eu so fui entender isso no segundo tempo, porque no primeiro eu fiquei so apertando todos os botoes e consegui sobreviver! haha, as vezes eu fico encabulada com a minha estupidez.. haha
minha familia tambem me mostrou uns videos, incluindo o de casamento dos meus pais. foi muito engracado, porque eles eram tao diferentes (breguinhas, se comparados a epoca de hoje), mas isso e normal! foi muito bonitinho.
ah, uma tradicao que eu esqueci de contar no post do casamento, foi que as tacas dos noivos ficam ligadas com uma fitinha e, quando eles chegam no salao de festa e tomam o primeiro champagne juntos, eles jogam as tacas para traz e as quebram.. muito legal isso.. haha
a tarde foi bacaninha ate, e fico feliz que a minha familia acha que eu nao estou com problemas com "saudade" porque eu tenho mais coisas para fazer ultimamente e nao fico tao em casa.
meio nada a ver, mas tudo bem...
estou programando algumas coisas para aproveitar os fins de semanas poloneses e falei com a Karolina, que eu fui na casa dela ha alguns dias. o engracado e que, quando fui pedir pra minha mae, ela ficou super empolgada e deixou.. ela falou tambem: acho que ela se parece com voce, quietinha, sabe? ai eu fiquei assim: gente, nao acredito que e essa a impressao que eu passo pra minha familia! QUIETINHA? hahahaha...
sei la, deixa eles pensarem isso, daqui a pouco eu faco uma revolucao :P