terça-feira, 31 de agosto de 2010

27/08

ultimo dia, finalmente. os preparativos finais chegam.
acordamos, tomamos cafe e fomos arrumar as malas!
Aaaaaaaaah, o que eu me lembrei que foi muito engracado que aconteceu no acamps: o nosso banheiro entupiu, inundou o andar debaixo meio que ate o quarto mais proximo. depois eu lembro que so dava cabelo pra tudo quanto e lado... hahaha muito comedia
nos ficamos com aquela tristezinha de "I'll miss camp!" mas tambem com a felicidade de que iriamos ver logo as nossas host families.
durante o dia nos ficamos meio atoas, mas antes do dinner fomos receber os nossos diplomas de aprovadas em nivel 1 de polones! haha, KING SIZES DO POLONES, pensa so!
a tarde ja comecamos a nos despedir: primeiro a Luiza, depois a Lorena. Depois eu, a Nayra e os mais legais fomos tirar foto no morrotinho chamado Monte. ficamos la por pouco tempo porque ja estava ficando frio.
a gente se despediu pra valer na estacao de trem. o trem de volta era pior do que o da ida, mas tudo bem porque eu dei uma dormida rapida e conversei um pouco com a Mackenzie. Ela tambem tem um diario. muito legal saber que eu nao sou a unica a escrever memorias...
foi muito bom ver a familia de novo, sentia falta dos irmaozinhos, papai e mamae.
agora a JULA so fala assim pra mim: "kocham cie"... SUUUUPER!

26/08

esse foi o nosso ultimo dia de aula (finalmente!) A Pani Aneta era ate boazinha, mas aprender polones todos os dias em um internato e um tanto quanto complicado. Primeiro porque a gente ja ta na pressao de ta em um intercambio, e segundo porque metade da sala nao queria aprender. eu tava meio preocupada em nao saber falar as coisas mas acabei aprendendo alguma coisa para sobreviver na Polska. fiz a prova e errei quase 10% dela, tirei 85 de 95. Ta bom pra primeira prova polonesa! haha
tivemos um baile no final de tudo. todo mundo se reuniu para aprender a dancar musica Polonesa. o meu parceiro foi um mexicano, uma coisa bem internacional! hahaha. mas foi legal, a musica era bem animada, acho que tinha uma sanfona nela (pra variar!) e acabei aprendendo pelo menos uma musica da Polonia! ah, aprendi tambem uma mexicana, que no comeco e complicada, mas depois que pega o jeito, da certo.
ah, escrevi uma coisa pra mim mesma, quando fazia uma reflexao no tempo a noite, quando dei uma fugidinha da festa pra ficar um pouco sozinha: "Preciso tomar cuidado comigo porque meu coracao e enganoso e eu nao sei ate quando eu terei discernimento para dancar." Abre o olho, Isadora.
Depois de tudo, os amigos cabrones (mexico e canada) vieram no quarto pra jogar cartas. Acabaram nao jogando e eu, que estava so de olho, continuei de olho e dormi. hahaha
Ah, agora as meninas me acham dorminhoca, porque todo o lugar que eu encosto eu durmo. Eu nao acho que sou tao dorminhoca assim, mas isso acontece porque eu brinco demais, talvez! Energia pura, sabe como e!

25/08

Um dos nossos ultimos dias - fomos na mina de sal (Salt Mine), chamado Wieliczka. O lugar e extremamente lindo, um patrimonio da UNESCO. Pra ter uma nocao, tinhamos que pagar, legalmente, pelas fotos. Eu so tirei foto com a camera dos outros, pensa se eu sou esperta! hahahaMas foi lindo. Em primeiro lugar, tivemos que descer 8000 degraus! (a foto e de verdade) La embaixo tem uma cidade, literalmente. As pessoas ficavam ricas so de vender as pedras com sal concentrado nelas. Segundo a nossa lider, que falava muito bem ingles, aquelas toneladas que eram tiradas de devaixo da terra valiam mais do que prata. Os reis ficavam super ricos com aquilo, apenas por serem os melhores conservantes de comida nos tempos em que nao conheciam a nossa amiga geladeira!Nesse passeio lembrei das minhas aulas de terca feira, de quimica. Fiquei muito feliz por entender o que a guia tentava explicar de quimica: 95% de NaCl na parede. =)
Tudo muito bem conservado.La tinha ate uma capela. Mas era uma baita duma capela. Novamente, no centro da capela tinha um santo e as imagens de Jesus, o The Best, ficavam nos cantos. A que eu achei mais legal foi a escultura de Jesus com 12 anos ensinando os fariseus no templo. Pena que eu nao tirei foto, mas era linda.
La tinha tudo o que se podia imaginar. Eles esculpiram uma pedra enorme com Copernico, com um rei de Cracovia... e tambem tinha um monte de homenzinho, tudo conservado com sal.
la dentro era tudo de madeira revestida com sal tambem. haha
e o melhor foi mandar de la um cartao postal online para minha mae e para o meu pai. so que a legal da minha mae fez questao de nao conseguir ver o cartao! :@ haha da um desconto, isa!
Ah, quando chegamos no acamps teve uma fogueira que o Kamil (intercambiario Polonia-Brasil) arrumou pra gente. enquanto a galera ficou la conversando eu fui usar o computador e pude matar um pouco das saudades da familia. Fiquei meio preocupada com a Maria Julia que ficou com febrinha esses dias. Tadinha, minha maae falou que isso aconteceu um pouco por causa de mim. TAMA ESSA ISADORA!
depois de tudo, fui para a fogueira com a galera. eles tavam maior embalados cantando musicas polonesas e americanas. eu sabia cantar spice girls... que vergonha! haha
(vandalismo na mina de sal hahaha)

24/08

nesse dia nos fomos no monasterio.
o lugar era lindo, um castelo no meio do monte. cheio de arvores em seus arredores.mas uma coisa tava errada: dedicado a pessoa errada. tudo com uma fachada de que seria um lugar santo, de Deus, mas nao... era um lugar dedicado a Sao Benedito, se eu nao me engano. Haviam estatuas de Jesus, de madeira, meio mal feitas... e uma de ouro, com brilho e tudo mais de uma santa.no altar, imagens de santos e Jesus continuava crucificado.
a musica que o monge cantou era em latim e dedicada em homenagem a outro santo.
tudo em favor de santos.
como estou lendo Jeremias, lembrei de quanto ele ficou nervoso com a traicao do povo de Israel para com Deus. e, enquanto o monge cantava com aquela voz catolica que nos mata de sono, eu comecei a ficar nervosa e chateada com tudo o que via. eu tremia e chorava.e o engracado foi, que enquanto ele explicava todos os rituais que eles faziam, eu perguntei por que, nas refeicoes, eles deveriam ficar em silencio e la conversar apenas em voz baixa. o monge arregalou os olhos e falou: que pergunta dificil! (acho que ele nao esperava que isso sairia da boca de uma brasileira-eu estava com a camiseta da selecao) e me falou que seria melhor para manter a rotina de oracao. eu respeito isso, acho muito importante. mas, isso nao passa de religiosidade. por que eles nao se dedicam a missoes enquanto ficam ali parados, se chamando de santos? por que, ao inves de ficar rezando 6 vezes ao dia (coisa que ele falou umas 4 vezes para o nosso grupo) ele nao pesquisa sobre coisas que podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais proxima de Deus? essa nao e uma boa forma de aproximar as pessoas de Deus mas sim de afasta-las. o que eu vejo hoje e apenas uma hipocrisia, e o meu maior medo e que daqui algum tempo a nossa igreja fique assim. Senhor, nos ajude a tomar atitude de Cristaos autenticos, que nao envergonhem o Teu nome e sim vivam aquilo que o Senhor chamou de Boa Nova.

23/08

ficamos o dia inteiro no internato... teve um churrasco, mas nao foi tao legal quando o outro que teve antes. eu nao lembro que dia foi o outro, mas tinha mais brasileiros, os dois intercambiarios poloneses que foram pro Brasil haviam ido embora e agora tinha ficado so os outros monitores que nao eram tao legais. hoje que eu fui reparar o quanto o churrasco e estranho: tem carne de porco ao inves de vaca e eles assam uma linguica preta. muito, muito, muito estranha. mal imaginava eu que iria come-la no domingo. ela e feita de cevadinha com sangue. sangue de nao sei qual animal... mas e sangue. a minha familia pediu pra que eu provasse e eu achei o gosto diferente. nao e horrivel, e comivel, mas eu prefiro a outra linguica.
o filme que assistimos neste dia foi chato, eu nem lembro o nome, mas sei que ele nunca acabava. e de um cineasta polones... e eu nao estava com cabeca para assistir :S
e, acho que pela primeira vez, fui capaz de responder os 30 scraps no orkut! tinha muita coisa pendente, acho que coisas ainda de quando eu estava no Brasil. finalmente fiquei em dia! :D mas usar o computador no acamps era um sacrificio, porque nao era meu e tinhamos que fazer fila. obs: enquanto eu usava ainda tinha que ouvir comentarios das minhas colegas de quarto. nao que isso seja chato, mas eu nao estava acostumada...
ah, nao lembro em que dia que isso aconteceu, mas acho que foi dia 23 mesmo: o dia da saudade!
todos ja estavam nervosos com tudo o que estava acontecendo no acampamento. e a agathe, mais chorajosa de todos, chegou no quarto estourada, chorando para todos. esse foi so um estopim para todas as meninas do quarto comecarem a chorar. no comeco do dia, a luiza tentou me fazer ouvir uma musica do mp4 dela: QUEBRANTADO (Vineyard). Eu ouvi 5 segundos da musica e entrei em estado de choque, comecei a chorar e quase joguei no chao o fone de ouvido. e eu nao conseguia conter meu choro. ela tentou me acalmar, mas eu continuei estressada pelo resto do dia. a consequencia foi o choro destampado de noite.
mas isso acontece, quando a saudade bate, e complicado tentar esconde-la.

22/08

ah, fomos a Zakopani esse dia. no caminho, acho que demoramos umas 2 ou 3 horas para chegar, mas foi bom que nesse meio tempo, a Monica, uma das coordenadoras do curso, bordou bandeirinhas para que pudessemos usar no nosso terninho do Rotary. em troca, demos os nossos pins para ela. muito boazinha essa tia!
a viagem foi cansada, mas a paisagem que vimos la de cima compensou. foi linda! pegamos um bondinho e subimos um montezinho. la de cima, nos vimos um monte de montanhas do outro lado, uma atras da outra. eu nunca havia visto coisa tao linda... mas ficamos pouco tempo la.
ai fomos andar um pouco na cidade. visitamos uma igreja muito antiga, toda feita de madeira. fomos a um cemiterio la. e percebemos que a maioria das pessoas aqui chamam Stanislaw e Wladislaw. foi legal ver um tumulo cheio de bottons... todos ficaram tentados a pegar um paara colocar no terninho e falamos que aquele era um intercambiario morto. COITADO!
nos fizemos uma caminhada no vale, muito lindo! a paisagem era perfeita, montanhas a todos os lados... e um riozinho passando ao nosso lado. e no final foi uma gracinha, porque apareceu um pastor e foi cuidar das ovelhas. lembrei de duas pessoas: maria julia e pastor marcos. primeiro que, se a maria julia estivesse la, ela ia correndo brincar com as ovelhinhas. e lembrei do pastor porque aquele era o estilo dele cuidar das ovelhas, na IPI. eu nao sei descrever, mas eu sabia que no coracao daquele pastor existia amor pelas ovelhas...
e para completar, quando todos estavam mortos de cansaco, perguntaram se alguem queria assistir a missa. eu nao queria, mas como alguns levantaram as maos, todos tiveram que ir. aproveitando que eu fui, observei o estilo diferente das missas deles. como estamos no verao, a missa foi do lado de fora da igrejinha, com uns banquinhos do lado de fora, olhando as flores dali e o microfone do padre ligado a auto falantes. o que me quebrou foi no momento da "paz de Cristo", em que todos apertavam as maos e eu fiquei morrendo de vontade de dar um abraco naquele povo ou dancar um sambinha com a Valquiria. haha
confesso que chorei um pouquinho, mas foi so um pouquinho... :)

21/08

esse foi o primeiro dia em que a saudade apertou.
tivemos uma sessao de cinema e assistimos um filme polones a tarde. chamado Lejdies (Ladies). O filme tinha as suas cenas feias e algumas coisas que eu nao gostei, mas selecionando o que e bom, fiquei com o final, em que algumas encontravam a sua familia e os amigos e todos ficaram juntos e felizes no reveillon. achei a coisa mais linda, uma gracinha e dei uma disfarcada para chorar.
lembrei muito da galera e da familia. nossa.
e o engracado foi que de manha eu contei uma "mentirinha" e fiquei com o peso na consciencia pelo dia inteiro. foi so a tarde que o arrependimento genuino veio e eu falei pra Deus: "Deus, eu sei que sou horrivel, uma imensa pecadora, mas preciso de Ti. Tenha misericordia de mim, vem aqui me abracar. Me desculpa por favor." E Ele, com o poder e graca que eu nunca vi igual, veio e me ajudou a ficar firme. a coisa mais linda.
depois disso, falei com o Piotr, meu pai. eu esqueci de levar o carregador do celular pro acampamento e tive que pegar o cel da Luiza emprestado. ainda bem que ela levou =)
ai eu fiquei mais felizinha depois de ouvir a voz de alguem que eu podia chamar de familia.
e o melhor do dia foi que, depois do lights off (11h da noite) eu e as meninas do meu quarto (luiza, nayra e lorena) comecamos a falar sobre Deus. e eu fiquei tao feliz porque eu consegui falar de Jesus pra elas, do que eu vivo, de como eu sou feliz com esse amor grandioso que me cativou. eu cheguei a ficar sem palavras quando tentei explicar o amor e a fe. realmente, nao tem palavras, E SO VIVENDO!
a Luiza tambem falou de umas experiencias com Deus que ela viveu, achei muito legal.
e foi bom tambem porque desde o primeiro dia, Deus me ajudou a separar um tempinho para ler a Biblia. eu nao fiquei com muita leitura atrasada e Ele falou comigo durante esse tempo. achei lindo isso, esse meu Principe...

ah, essa foto de cima e da gente fazendo bigodes de milhopa e tomando coca quando a comida do acampamento nao era suficiente para a gente... e tambem tem os cocozinhos que eu publico a foto no proximo post. ainda bem que tinha gente la que passa pela mesma barra que eu e que estao dispostos a compartilhar a batalha comigo =)

20/08

Fomos para o maior shopping da Europa Central, chamado Bonarka. Ficamos rodando la a tarde inteira. La eu usei a roupa que eu comprei com a minha mae polonesa, a Iwona. Gracas a Deeus ficou uma gracinha, tirei altas fotos. Como o almoço nao foi muito bom, comi no KFC um wrap eu acho. Meio apimentadinho mas muito gostoso. As meninas foram fazer compras e eu fiquei olhando as coisas. Os preços sao bons ate, mas nao comprei nada, tava com medo de ficar sem dinheiro depois.

A noite, algumas pessoas comecaram a chegar no meu quarto. Ai, estamos entediados! Quando eu fui ver, todo mundo estava la, alguns jogando cartas, outros apenas conversando.. entao pensei “O que eu faria se estivesse em Cassilandia?” entao… jogamos uno!

So fomos parar quando a Zuza foi la no quarto mandar a gente ir dormir as 11h. "Guuuuyyys!" Eu nunca vou esquecer dess e gritinho dela. “Wake up, Guys! It's time for classes, guys! Time to sleep, guys!” hahaha

Ah, acho que foi nesse dia ou no dia 17 que nadamos na piscina do internato. A gente tava se achando porque ia na piscina quente, mas a piscina tava e gelada e nao conseguimos ficar por muito tempo la. Acabamos indo escondido para uma mini jacuzi: eu, a nayra, a lorena e a luiza. ficamos la morrendo de medo de ter que pagar. quando ela parou de funcionar, saimos escondido de la. uma surpresa foi ver, na saida, secadores de cabelo. a gente tomou um mini banho la e fomos secar o cabelo. nem secamos, so fizemos pose pra foto no final! ;D

bem tipico...
tumulo do ex-presidente da Polonia, que morreu no acidente esse ano, Lech Kaczynski.
todos os intercambiarios juntinhoos :) coisa linda!
nozes e o padre
o dragao, bravo dragao, que solta fogo pela boca (literalmente)

19/08

fomos para Cracovia, e visitamos o Palacio Real. nossa, tinha realmente muita coisa para ver. fizemos um tour na igreja de la que era ENORME, a paisagem era linda. ai a gente subiu e foi ver o sino que tinha la. nesse sino, mais supersticao catolica: faca um pedido e rele a mao nele, entao seu desejo vai se realizar! haha, eu relei no sino e falei: e ai sinao, beleza? pensando: o meu Deus e maior que tudo isso.visitei uma caverna do dragao, que, segundo a lenda, cuspia fogo - e claro. mas o legal foi saber da lenda de CRACOVIA, o por que desse nome. Segundo a nossa guia, o nome do cavalheiro que matou o dragao era Krako. Como uma homenagem ao heroi, a cidade foi chamada Krakow. =)depois a gente foi em direcao a igreja de Maria, a mae de Jesus. no caminho, encontramos coisas bem tipicas da polonia: um velhinho vestido com uma roupa tipica tocando sanfona e algumas carruagens passando no meio da rua, com as pessoas passeando nelas.
nesse dia eu comprei uma camiseta escrita I (L) PL. Depois que eu fiz a comparacao: pode ser Polonia ou Podkowa Lesna. hahaha
ah, lembrando de uma coisa que eu esqueci de contar: indo para o acampamento, eu andei de trem pela primeira vez! particularmente, nao foi muito bom. o trem nao e dos mais confortaveis e ficava parando um monte de vezes. mas foi legal a experiencia. la eu conheci alguns intercambiarios... os que estao em varsovia. mackenzie, agathe, nayra, mark, claire e lorena. quem levou a gente pra la foi a gabriela, uma polonesa magrinha que definitivamente tinha minhoca na cabeca.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

camps

estamos de voltaaaaaa! atualizacoes, agora, sobre o acampamento em que aprendemos o polones basico. =)
bom, no dia 18, o primeiro dia em que fizemos alguma coisa de verdade, nos nao saimos do internato. tivemos aula e depois do dinner (obs: JANTAR AS 13:30!) fomos para a conversacao em grupos. esse dia foi interessante porque jogamos mafia e eu lembrei da Val. lembrei demaaais dela, cabecuda! e, em homenagem, eu fui da mafia e ganhei... desculpa ai pra mim :) haha
e tambem teve mimica, imitacoes de filmes. eu consegui acertar mais que todo mundo la, mas tambem eles so faziam mimica de filmes infantis e dos classicos! como nao saber que um cara com a arma na mao seria o James Bond? =) mas o legal foi adivinhar "SILENCE! I KILL YOU!" - Achmed. nem lembrei do portugues nao! haha
ta bom, so nao tirei uma foto da imitacao porque nao tinha a camera comigo.
uma observacao extra: a comida.
primeiro, todo o tipo de liquido servido era quente. se nao era cha queimando(HERBATAAAAAA!), era agua quente (fomos obrigados a saber falar niegasovana - sem gas, porque agua com gas e QUENTE e o fim!)
e as tentativas de sucos sao horriveis. o suco de laranja e mais azedo do que qualquer um do Brasil, tem gosto de bagaco. e o suco de maca parece xixi. =)
a comida foi uma comedia. comemos pao na maioria das refeicoes, so no dinner que nao, porque la a gente tinha que tomar sopa antes de tudo. a sopa era ate tomavel, mas o ruim era ouvir as comparacoes ao vomito das pessoas...
e, voltando ao pao, nos comiamos: pao com geleia, pao com geleia com queijo, pao com manteiga e queijo, pao com presunto e queijo, E PAO COM QUEIJO, PRESUNTO, MANTEIGA E TOMATE (meu preferido).
to viciada em malina djem (geleia de framboesa).
ah, ficamos com um quarto estrategico: no andar de baixo, com uma sacadinha que servia de porta. acho que foi nesse dia que os brasileiros se reuniram la no quarto, pra conversar a toa!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

oi casinha, tchau casinha

hoje acordei mais cedo, 8:40, para fazer as malas para Cracovia. acho que saio daqui la pelas 13h, daqui a pouco.
arrumei as malas, colocando tudo o que podia.
aaah! consegui fazer meu carregador funcionar aqui numa tomada diferente, ainda bem que eu nao vou ficar sem pilhas durante a viagem. o que seria de mim sem fotos em Cracovia??
entao, depois do cafe da manha, fui tirar fotos da estufa da minha familia. as flores sao maravilhosamente lindas, fico encantada com elas. tem um monte delas no meu quarto e me sinto na casa da dona Nilma. =)
depois, joguei uno com Kacper e o amiguinho dele (vizinho). GANHEI! Mas eles queriam pular no trampolim (mas ja tinhamos feito isso no domingo) e eu falei que nao queria, porque teria que tomar banho de novo. ah, tava um pouco cansada de brincar, ai fui fazer outras coisas.
ai, tirei foto da casa tambem, linda. amei essa casa. ate agora ta tudo lindo!
entao, hoje estou indo para cracovia. nao sei se la eu vou ter contato na internet. se nao, ate daqui 10 dias, com mil e uma fotos e novidades! :D